O deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro, do Progressistas, foi premiado em cerimônia, ontem, em Brasília, como um dos onze parlamentares mais bem avaliados pelo júri especializado do “Congresso em Foco”. A deputada mais bem avaliada foi Fernanda Melchionna, do Psol-RS, 40 anos, que teve atuação destaca durante as enchentes que assolaram o próprio Estado. Em seu segundo mandato na Câmara, Melchionna foi a única dos 34 representantes do Rio Grande do Sul que destinou emendas específicas no Orçamento de 2024 para a prevenção de desastres no Estado. Já o deputado Aguinaldo Ribeiro foi relator, na Câmara dos Deputados, do projeto de reforma tributária, que acabou sendo aprovado tanto naquela Casa como no Senado Federal (neste último, o relator foi Eduardo Braga, do MDB do Amazonas).
O resultado foi anunciado ontem durante a cerimônia de entrega da premiação mais importante da política brasileira e, entre os onze deputados premiados pelo júri especializado figuram ainda Adriana Ventura, do Novo-SP, Antonio Brito, PSD-BA, Carol Dartora, do PT-PR, Célia Xakriabá (Psol-MG), Duda Salabert, do PDT-MG, Erika Kokay, do PT-DF, Mauro Benevides Filho, do PDT-CE, Socorro Neri, do PP-AC, cabendo menção honrosa a Benedita da Silva, do PT-RJ. “Ter sido escolhida pelo júri especializado, de pessoas que acompanham a política, como a melhor deputada do país, é motivo de orgulho. É um gás para seguir a luta da reconstrução do Rio Grande do Sul, que sofre as consequências da catástrofe causada pelo negacionismo ambiental. E mais garra para enfrentar a extrema-direita”, disse Melchionna.
Fizeram parte do júri deste ano Antônio Marcos Umbelino Lôbo, advogado, Gabriela Nepomuceno, historiadora e especialista em políticas públicas do Greenpace Brasil, Graça Costa, presidente do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Graziella Testa, cientista política e professora universitária, Laura Karoliny Nogueira, economista e diretora do Instituto de Fiscalização e Controle e do Insphas, e Edson Sardinha, diretor de redação do “Congresso em Foco”. Os jurados indicaram ainda os melhores no Senado e nas categorias Apoio à Indústria, promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Cidades Inteligentes, oferecida pelo Ibrachina, e Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade. Além dos jurados, os melhores parlamentares do ano também foram escolhidos em uma votação popular na internet e por um grupo de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. O público escolheu Fábio Contarato como o melhor senador de 2024.
Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do “Congresso em Foco” que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a população a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida pública. O deputado Aguinaldo Ribeiro esteve cogitado, nas eleições de 2022, para concorrer ao Senado na chapa encabeçada pelo governador João Azevêdo (PSB) mas preferiu anunciar sua candidatura novamente à Câmara Federal, tendo obtido expressiva votação. Sua atuação como relator do projeto de reforma tributária foi elogiada por inúmeros parlamentares, a partir do presidente da Câmara, Arthur Lira, do PP-AL, e envolveu debates com governadores, outras autoridades, especialistas em assuntos econômicos e segmentos da sociedade cujos interesses estavam em jogo na discussão da reforma, cuja regulamentação ainda está pendente no Congresso Nacional.