O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrega hoje pela manhã, na Paraíba, mais uma etapa do Canal Acauã-Araçagi, em solenidade prevista para as 10h no município de Riachão do Poço, que contará com a presença do governador João Azevêdo. Ainda pela manhã, os gestores se deslocam para João Pessoa, onde ocorrerá no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções, a cerimônia de anúncio de novos investimentos do governo federal no Estado. Esta será a segunda visita do presidente da República à Paraíba em seu terceiro mandato e a previsão é de que Lula deva lançar, também, a pedra fundamental de três novos “campi” do Instituto Federal da Paraíba, unidades que serão construídas e irão funcionar em Sapé, Mamanguape e Queimadas.
No Lote 2 do Canal Acauã-Araçagi haverá um sobrevoo pelos 52 quilômetros de extensão e em seguida a aterrissagem, com abertura da válvula dispersora na derivação para o rio Ipanema, afluente do rio Gurinhém, no município de Riachão do Poço. Na obra foram investidos R$ 752 milhões e se trata de um empreendimento estruturante, em processo de implantação pelo governo federal em parceria com o governo do Estado, que objetiva o aproveitamento de águas interiores e águas a serem transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, por meio do Eixo Leste. No Teatro Pedra do Reino, serão anunciadas várias ações e assinados diversos protocolos e convênios que beneficiam o Estado.
O Sistema Adutor do Canal Acauã-Araçagi, obra dividida em três lotes, visa o atendimento e abastecimento de água potável para mais de 40 municípios da região, em caráter regular e contínuo, e durante o período seco o suprimento de água permitindo o atendimento de uma área de aproximadamente 16 mil hectares de terras irrigadas, desde a barragem de Acauã até a barragem de Araçagi, beneficiando mais de 600 mil habitantes. A captação se dá na barragem de Acauã (Argemiro de Figueiredo), localizada no município de Itatuba, ao sul do Estado. A partir da tomada d´agua, o sistema adutor avança em direção ao norte até desaguar na barragem de Araçagi no rio Mamanguape. Neste percurso, o sistema adutor cruza as bacias dos rios Gurinhém e Miriri, integrando-as, e promove implantação de obras do empreendimento.