A implantação do Painel de Monitoramento na Educação e a regularização dos atendimentos na saúde são algumas das ações defendidas pelo candidato a prefeito de João Pessoa, deputado federal Ruy Carneiro, do Podemos. Segundo o parlamentar, o Painel vai ajudar a recuperar a capital paraibana da queda registrada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ao longo dos últimos anos.
– O futuro das crianças de João Pessoa está diretamente ligado à qualidade da nossa educação. Precisamos recuperar os índices que caíram vertiginosamente ao longo das últimas gestões. O Painel de Monitoramento vai acompanhar o desempenho de cada turma, identificando as salas com redução de notas e alunos com dificuldades no aprendizado. A partir desse alerta, vamos investigar as razões e entrar imediatamente com aulas de reforço, ações pedagógicas e psicossociais – detalhou Ruy.
De acordo com o Ministério da Educação, do sexto ao nono ano, João Pessoa saiu da posição número 39 em 2013 para 65 em 2019. Na atual gestão, a redução é ainda maior – saiu da posição 77 em 2021 e foi para a de número 133 em 2023, registrando uma queda de 94 posições. Na saúde, o candidato do Podemos tem como prioridade colocar para funcionar os serviços que estão paralisados nas unidades básicas e que, conforme ele, levaram João Pessoa a ocupar a quarta pior avaliação entre todas as 223 cidades da Paraíba.
– Vamos utilizar a implantação do prontuário eletrônico em toda a rede de saúde municipal para regularizar e dar celeridade às consultas, exames e cirurgias. Também é fundamental realizar mutirões para zerar as filas e implantar um sistema transparente e informatizado para evitar que as pessoas continuem sofrendo sem nenhum tipo de informação – defendeu o deputado.
Essas e outras ações foram detalhadas pelo candidato durante a Sabateena, evento realizado pela Rede Paraíba de Comunicação, na tarde de ontem. A programação contou com a presença de 500 estudantes de escolas da capital paraibana, que fizeram questionamentos sobre cultura e lazer, educação, esporte, meio ambiente, mercado de trabalho, infraestrutura, mobilidade urbana, saúde e turismo.