O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba deu um passo significativo ao aderir a treze ações do Plano Anual de Trabalho da Rede Integrar para 2024. Esse plano reúne um total de 30 ações que abrangem diversas áreas temáticas e formas de cooperação, refletindo a ampla atuação da Rede Integrar. A parceria inclui todos os 33 Tribunais de Contas do Brasil, cada um dos quais participa de, pelo menos, quatro ações, evidenciando um forte compromisso com o planejamento participativo e a busca por melhores resultados. O presidente do TCE, Nominando Diniz, disse que a adesão da Corte de Contas a essas ações demonstra um comprometimento com a transparência, eficiência e melhorias nas políticas públicas, alinhando-se ao esforço conjunto dos Tribunais de Contas para promover uma gestão pública mais eficaz e responsável em todo o país.
Os auditores de controle externo do TCE-PB Adriana Falcão do Rego, Zaíra Guerra e Gláucio Xavier representam o Tribunal no Comitê Técnico da Rede Integrar, formada pelos 33 Tribunais de Contas brasileiros. As treze ações envolvem controle social, educação, infraestrutura, meio ambiente, objetivos de desenvolvimento sustentável, pessoal I e II, previdência, primeira infância, saneamento básico, Saúde (I e II) e violência infantil. A Rede Integrar é uma rede colaborativa, formada pelos tribunais de contas do Brasil por meio de acordo de cooperação técnica entre o Instituto Rui Barbosa, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e tribunais de contas aderentes. A finalidade é estabelecer cooperação técnica para fiscalização e aperfeiçoamento do ciclo de implementação de políticas públicas descentralizadas no Brasil.
A formação da Rede foi resultado do Projeto Integrar, que contou com a consultoria da OCDE e do qual o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba participou, no âmbito do qual foi elaborado o Referencial para Avaliação de Governança Multinível em Políticas Públicas Descentralizadas.