O deputado Murilo Galdino (Republicanos), coordenador da bancada federal da Paraíba em Brasília, disse, ontem, que uma provável eleição do seu colega Hugo Motta para a presidência da Câmara será uma “vitória espetacular” para o Estado, dada a importância do cargo na hierarquia de poder, e levando em conta a capacidade de articulação do representante das Espinharas junto a governos e ministérios. Murilo Galdino salientou que Hugo Motta demonstra ser uma “revelação política”, com trânsito junto às diferentes correntes políticas. “Embora jovem, tem, de fato, experiência e credenciais para ascender ao cargo hoje ocupado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL”, acrescentou, numa entrevista ao programa “60 Minutos”, da Rádio Arapuan.
Galdino alertou, também, que a perspectiva de eleição de Hugo Motta – que entrou no radar após a desistência do presidente nacional do partido, Marcos Pereira, em concorrer, diante de algumas resistências que vinha enfrentando em outros partidos – terá influência na configuração política-eleitoral da Paraíba para o pleito de 2026. Ele lembrou que Hugo Motta já foi lançado pelo governador João Azevêdo (PSB) como postulante a uma das cadeiras no Senado e tem sido mencionado, também, como alternativa para disputar o próprio governo do Estado. Com uma eventual ascensão à presidência da Câmara, não descartou a hipótese do próprio Hugo decidir concorrer à reeleição como deputado para pleitear um novo mandato como dirigente da Casa, direito assegurado pelo regimento. “São questões que ele examinará no tempo oportuno, conforme as suas expectativas mais legítimas”, frisou.
Murilo Galdino ressaltou que Hugo Motta adquiriu projeção invejável como deputado federal e tem sido um dos expoentes do fortalecimento do Republicanos na Paraíba, preparando o partido para uma posição de protagonismo no cenário local. “É um político centrado, consciente de seus objetivos, e de fácil relacionamento, o que o tem levado a conseguir liberar pleitos importantes para o Estado. Esse trabalho se reforçará mais ainda na hipótese de ser alçado à presidência da Câmara, sem prejuízo do compromisso que passará a ter com todo o país”, adiantou Murilo Galdino. Ele acredita que o consenso em torno do nome de Hugo Motta está próximo de se concretizar, exemplificando que o próprio PL sinaliza a possibilidade de apoiá-lo ao cargo.
Por fim, Murilo Galdino chamou a atenção para o fato de que a Paraíba, atualmente, vive um grande momento no Parlamento, com vários deputados ocupando funções de líderes de partidos ou blocos partidários e com outros integrando a hierarquia de poder do Congresso, como o senador Veneziano Vital do Rêgo, do MDB, que é primeiro vice-presidente do Senado Federal. Salientou que a Paraíba “deve torcer” pela vitória de Hugo Motta, independente de cor partidária ou de convicção política, “pois o Estado só terá a ganhar com essa conquista”. Revelou que Hugo Motta tem alternado os entendimentos políticos em Brasília com sua participação nas eleições municipais na Paraíba, apoiando candidatos do Republicanos a prefeitos e candidatos de outros partidos que estão coligados com o Republicanos. De sua parte, garantiu que continua se empenhando para que a bancada consiga viabilizar a solução de reivindicações encaminhadas ao próprio presidente da República e a ministros que ocupam pastas estratégicas.