O governador João Azevêdo lançou, ontem, o Paraíba Beach Games. Com disputas na areia e no mar, o evento reunirá as modalidades de vôlei de praia, futebol de areia, handebol de praia, águas abertas, triátlon e beach tennis – seis ao todo, nos meses de outubro e novembro, transformando João Pessoa na Capital dos esportes de praia no verão durante 45 dias de evento, numa megaestrutura eu será montada na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco. Na vasta programação esportiva, que vai aquecer setores importantes da economia paraibana, destaque para as etapas nacional e mundial de vôlei de praia e o Circuito Brasileiro de Handebol de Praia, além dos Jogos da Juventude.
Durante a solenidade, realizada no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, João Azevêdo evidenciou a importância da realização do Paraíba Beach Games. “Este ano, nós vamos ter dois grandes eventos e, como temos um espaço de tempo no meio, decidimos fazer a ampliação da arena do vôlei para que possa suportar outros esportes, e vamos ocupar a praia durante o período de 45 dias, fazendo com que João Pessoa se transforme nesse espaço tão importante”, disse, citando a parceria com as confederações de cada modalidade esportiva e garantindo que o evento fará parte do calendário anual da Capital.
Ao se referir aos benefícios para a economia paraibana, o chefe do Executivo exemplificou: “Além das disputas nessas modalidades, vamos ter despedidas de atletas, com a seleção desses atletas contra a seleção do mundo, vamos ter shows, artesanato, espaço aberto durante o período de vivência. Imagina o que acontecerá com todo o segmento econômico associado a essa área, principalmente o turismo. Imagine o que acontecerá com o segmento da hotelaria, da alimentação, restaurantes e supermercados”. O secretário Lindolfo Pires, da Juventude, Esporte e Lazer, ao apresentar o Paraíba Beach Games, observou que o Estado cada vez mais se consolida com grandes eventos esportivos.
“É uma satisfação ver que a Paraíba cada vez mais tem despontado nesse cenário esportivo, seja nacional ou internacional. Temos praias lindas, o sol e o mar. Faltava um evento desse porte para que a gente usufrua ainda mais dessa beleza, que é a Paraíba, que é João Pessoa. E o Paraíba Beach Games só é possível porque o nosso Estado tem infraestrutura”, comentou, adiantando uma boa notícia: a entrega do estádio O Ronaldão após uma reforma que teve investimentos do governo do Estado da ordem de R$ 12 milhões. Representante da Assembleia Legislativa, o deputado Jutay Menezes parabenizou a gestão do governador João Azevêdo por ter criado as condições para a realização do evento. “A Paraíba está de parabéns por poder colocar à disposição dos paraibanos e dos brasileiros esses jogos, certamente um grande incentivo para a juventude”, endossou.
Em mensagem de vídeo, Felipe Casão, presidente da Confederação Brasileira de Handebol, afirmou: “Gostaria de agradecer ao governador João Azevêdo e ao secretário Lindolfo Pires por estarem levando para João Pessoa um evento da magnitude que é o Circuito Brasileiro de Handebol de Praia”.