Nice Almeida
A Prefeitura de João Pessoa vai instalar 400 novos abrigos das paradas de ônibus em toda a cidade. Os trabalhos já foram iniciados e, ao menos, 30 novas paradas já foram instaladas. O projeto para a distribuição de equipamentos modernos, preparados para garantir mais conforto e acessibilidade ao usuário, foi realizado e está sendo executado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) em parceria com a Secretaria de Administração (Sead).
De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana, Expedito Leite Filho, toda a Capital será beneficiada. “A intenção é que esses equipamentos sejam instalados em toda a cidade, desde a Orla marítima até a Zona Sul. As novas paradas de ônibus têm coberturas modernas, iluminação, bancos e acessibilidade para pessoa com deficiência. Isso vai gerar mais conforto para todos os usuários”, falou.
O diretor de Planejamento da Sead, Marco Borba Almeida, explicou que são quatro os tipos de paradas de ônibus a serem instaladas em João Pessoa. O primeiro tipo inclui 220 equipamentos altamente modernos construídas com chapa galvanizada, com lugar para cinco assentos, local para PcD, tomadas para carregador de celular e iluminação em LED.
“É uma parada de ônibus planejada para atender a públicos distintos. Teremos local para PcD, porque tem que haver inclusão. Inicialmente, estamos instalando esse primeiro tipo. O segundo tipo é idêntico ao primeiro, porém, com quatro lugares. O terceiro tipo, segue igual, mas com três assentos. O último tipo é o mais simples, apenas com toten”, detalhou Marco Antônio.
“Esse projeto foi solicitado pelo secretário Valdo Alves, juntamente com o superintendente Expedito Leite, que solicitaram a verificação da necessidade de instalação dessas paradas e nós, a diretoria de planejamento, juntamente com a diretoria da Semob fizemos um Comitê para justamente agilizar esse processo”, completou Marco Antônio.
Trabalho eficiente – A instalação dos 400 novos abrigos de ônibus é fruto do Programa João Pessoa Parcerias, que tem por objetivo tornar a cidade referência em eficiência, responsabilidade fiscal, transparência, sustentabilidade financeira e ambiental.
O projeto possui governança própria, cujas decisões são tomadas de forma colegiada, com o apoio do Comitê Gestor de PPP, regulamentado pela Lei Municipal 12.875/2014 e suas alterações. Os estudos foram realizados diretamente pela Prefeitura Municipal através dos Comitês Técnicos criados por Portaria da Secretaria de Administração do Município ou por meio de Manifestação de Interesse Privado (MIPs) aprovadas pelo Comitê Gestor de PPP.