Cerca de 11.800 advogados devem ir às urnas amanhã para a eleição que definirá a lista sêxtupla para escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba pelo critério do Quinto Constitucional. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba, Harrison Targino, disse que já está tudo pronto para o pleito, que vai acontecer em 12 municípios paraibanos, entre 22 candidatos que disputam a vaga, sendo 15 homens e sete mulheres.
A eleição terá início às 8h e finaliza às 17h, envolvendo 63 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral, disponibilizadas em todas as subseções da OAB-PB no Estado. “Nós teremos eleições em João Pessoa, no Clube Cabo Branco, e nas outras 11 subseções pelo Estado. Esse é um momento histórico, daqueles que ocorrem num ciclo de 10 anos, quando a advocacia é convidada a ter uma oportunidade de eleger representantes em uma das mais altas Cortes judiciárias”, explicou o presidente.
Harrison Targino lembrou que cada eleitor poderá votar em até seis candidatos. Caso deseje votar em um número menor, deverá anular ou escolher a opção votar em branco nos demais até o final das opções para concluir o processo de votação. Vale destacar que apesar da lista sêxtupla ser paritária, cada eleitor poderá escolher em quantos homens ou em quantas mulheres quer votar.
– O eleitor é livre, podendo votar nos candidatos que quiser. Podem ser em seis homens, seis mulheres ou um homem e cinco mulheres, enfim, tanto faz, a advocacia escolhe de forma livre. Agora, os três homens mais votados e as três mulheres mais votadas integrarão a lista sêxtupla paritária, um projeto nosso aprovado pelo Conselho Estadual – lembrou, afirmando que está liberada a cola com os números dos candidatos.
Essa é a primeira vez que a formação da lista sêxtupla para escolha de desembargador na Paraíba será paritária, com a mesma quantidade de homens e mulheres compondo a lista que será encaminhada ao TJPB. O critério foi fruto de um projeto apresentado pela atual gestão, encabeçada por Harrison Targino. O número destinado a cada candidato terá três dígitos, sempre iniciado pelo numeral 1. A votação acontecerá nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Guarabira, Itaporanga, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Pombal, Princesa Isabel, Mamanguape, Monteiro e Sousa.
O presidente da OAB também destacou o trabalho realizado pela Comissão Eleitoral que garantiu a realização de todo o processo, da campanha até a eleição. “Temos uma Comissão Eleitoral muito ativa e muito cuidadosa com membros experientes que cuidaram de normatizar em ato publicado todo o passo a passo”, frisou, destacando, também a atuação e a qualidade dos concorrentes. Após a apuração do resultado, uma lista com os seis nomes com a melhor colocação será encaminhada ao TJPB. Os desembargadores escolherão entre eles três nomes. Estes, por sua vez, serão encaminhados para avaliação do governador João Azevêdo, que irá decidir entre eles quem será o novo desembargador do Tribunal de Justiça.