A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) celebrou a assinatura de um protocolo de intenções com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para fortalecer o programa “Antes que acontece”, que visa combater a violência contra a mulher. A formalização da parceria ocorreu no Rio de Janeiro, com a participação de outras mulheres envolvidas no projeto.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, assinou o protocolo que estabelece que a confederação apoiará a programação em jogos de futebol, por meio da divulgação de faixas e distribuição de materiais informativos. Além disso, o “Antes que Acontece” promoverá palestras educativas sobre o combate à violência contra a mulher em todo o Brasil.
Daniella Ribeiro destacou a importância da colaboração com a CBF para aumentar o alcance do programa. “O nosso objetivo é buscar parcerias como essa da CBF para que, juntos, possamos fortalecer o programa e proteger as mulheres da violência. Todas essas parcerias que temos feito até então e as que ainda iremos fazer são fundamentais para salvar vidas”, afirmou a senadora. Ela também agradeceu o apoio de Michelle Ramalho, presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), que contribuiu para a concretização do acordo com a CBF.
Antes que aconteça
O programa “Antes que Acontece” é a maior iniciativa voltada para a defesa da mulher já lançada no Brasil. Foi idealizado por Daniella Ribeiro em dezembro de 2023, durante seu mandato como presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) no Congresso
O projeto conta com o apoio de diversas lideranças, incluindo a deputada federal Soraya Santos, procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados; a segunda-dama da Paraíba, Camila Mariz Ribeiro, coordenadora-geral do programa no estado; a juíza Renata Gil, conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); a advogada Luciana Lossio, ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e Nadja Oliveira, diretora-técnica do Parque Tecnológico da Paraíba. O programa também é acompanhado pela secretária de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça, Sheila de Carvalho.
Desde seu lançamento, o “Antes que acontece” vem ampliando sua rede de apoio por meio de parcerias estratégicas, o que tem sido crucial no fortalecimento do combate à violência contra a mulher.