A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba, divulgou na noite de ontem o resultado da eleição que definiu a lista sêxtupla de advogados candidatos à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba pelo critério do Quinto Constitucional. A votação ocorreu em 12 municípios paraibanos e contou com a participação de mais de 10 mil advogados. Entre os seis advogados e advogadas eleitos para compor a lista paritária, Anna Carla Lopes ocupa a liderança com 3020 votos, seguida por Bruno Nóbrega – 2662, Breno Wanderley (2572), Thiago Leite (2526), Nevita Franca (1924) e Flávia de Paiva (1732).
A eleição ocorreu ao longo do dia na Seccional da OAB-PB em João Pessoa e nas Subseções da Ordem nas cidades de Mamanguape, Campina Grande, Guarabira, Patos, Monteiro, Princesa Isabel, Sousa, Cajazeiras, Pombal, Catolé do Rocha e Itaporanga. Foram utilizadas 63 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Cada eleitor pôde votar em até seis candidatos, com liberdade de escolha entre homens e mulheres. No entanto, a composição final da lista respeita a paridade de gênero, de acordo com o projeto aprovado pela atual gestão da OAB-PB.
O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destacou a relevância democrática do pleito. “Este é um momento histórico para a advocacia paraibana, quando a classe tem a oportunidade de eleger seus representantes para uma das mais altas Cortes do Estado. Agradeço a cada advogado e cada advogada que contribuiu, por meio do seu voto, com esse processo”, declarou, ressaltando a organização do processo e a qualificação dos 22 candidatos que participaram da eleição.
Já o presidente da Comissão Eleitoral formada pela OAB para organizar o pleito, Afrânio de Melo, destacou que mais uma vez a OAB-PB promoveu a democracia entre seus membros. “Com essa eleição, depreende-se que nós, advogados, estamos de acordo com a democracia. E essa democracia foi expressa de modo vibrante pelos advogados paraibanos”, ratificou. A lista sêxtupla será encaminhada ao Tribunal de Justiça, que escolherá três dos nomes apresentados. Esses, por sua vez, serão submetidos à avaliação do governador João Azevêdo, que definirá o próximo desembargador do TJPB.