No Dia Internacional da Pessoa Idosa, que transcorre hoje, o deputado estadual Jutay Meneses, do Republicanos, destaca que a inclusão digital é um desafio para essa população crescente e menciona a Lei 13.153/2024, de sua autoria, que busca promover a inclusão desse público por meio de políticas voltadas à conectividade. Ressaltou que o uso da internet entre a população idosa cresceu 47,32% em quatro anos no Brasil. Segundo dados do IBGE, de 2023, 66% dos idosos já estão conectados, um aumento expressivo em relação aos 44,8% registrados em 2019.
A matéria apresentada pelo parlamentar cria a Semana Estadual de Inclusão Digital da Pessoa Idosa, a ocorrer anualmente entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro. O objetivo é capacitar os idosos para uso das tecnologias e da internet, por meio de palestras, oficinas e treinamentos. “A realidade virtual está se tornando cada vez mais dominante. Precisamos garantir que os idosos estejam preparados para lidar com essas novas ferramentas”, afirma Jutay.
Nos últimos anos, o acesso à internet entre pessoas acima de 60 anos mais que dobrou. Em 2016, apenas 24,7% dos idosos brasileiros utilizavam a rede mundial de computadores. Em 2023, esse número chegou a 66%. Na Paraíba, a popularização dos smartphones foi um dos fatores determinantes para essa inclusão digital, com 76,1% dos idosos possuindo celulares e muitos utilizando-os para realizar atividades como chamadas de vídeo, troca de mensagens e uso de redes sociais. Esse aumento no uso da internet tornou-se essencial para a rotina de muitos idosos, facilitando o contato com familiares e amigos, além de permitir o acesso a serviços importantes, como atendimento médico remoto e transações bancárias. Mas Jutay alerta que, apesar dos avanços, ainda existem barreiras a serem superadas, citando que cerca de 66% dos idosos que não utilizam a internet alegam dificuldade sobre como utilizá-la, por falta de conhecimento.