O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, abre hoje a programação da campanha de prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero, intitulada “Outubro Rosa 2024”. Este ano, o tema da campanha estadual será “Vocês não estão sozinhos! Juntos venceremos essa luta!”. Foi agendada uma caminhada para chamar a atenção para o tema, além da realização de uma feira de multisserviços com práticas integrativas e mostra de produtos de empreendedoras femininas.
A programação é voltada ao cuidado da saúde da mulher, com acesso espontâneo pela população. De hoje até 31 de outubro serão realizados dois mil exames de mamografia (100 por dia), 500 ultrassonografias mamárias, 400 consultas com mastologistas, diálogos com especialistas, orientações nutricionais, saúde e bem-estar mental. Para as 100 mamografias/fia, a demanda será espontânea, bastando ir ao CEDC e apresentar um documento pessoal, cartão do SUS, comprovante de residência e o último exame, se tiver. A partir da mamografia, caso o mastologista acha necessário solicitar a ultrassonografia mamária, o exame também será realizado de forma espontânea. Já as consultas com mastologistas serão reguladas, ou seja, encaminhadas pelas Unidades de Saúde da Família dos municípios. O serviço de psicologia será ofertado para as mulheres que têm o diagnóstico do câncer.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, há uma estimativa para a Paraíba no triênio 2023/2025, de 1.180 casos novos de câncer de mama, sendo 210 para João Pessoa. Neste ano de 2024, no período de janeiro a setembro, foram registrados na Paraíba 226 óbitos. Já no ano de 2023, de janeiro a dezembro, foram 323 óbitos no Estado.