Integrantes do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – Focco-PB estiveram reunidos no Espaço Cidadania Digital, do Tribunal de Contas do Estado, para conhecer o funcionamento de várias ferramentas de controle das contas públicas, criadas pelo TCE para monitoramento de seus jurisdicionados. Eles foram recebidos pelo presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz Filho, ao lado da coordenadora do Focco-PB, auditora Christyane Mariz Maia.
O TCE assumiu a coordenação dos trabalhos do Focco e deverá permanecer até o final de 2025. Na oportunidade, o presidente enfatizou a importância da integração entre os órgãos de controle, destacando a troca de experiência. Ele manifestou sua satisfação em contribuir com os órgãos na defesa da transparência pública, que é uma das metas de sua gestão, enfatizando ainda o zelo pela boa e regular apuração dos recursos da sociedade.
Nominando fez um retrospecto das atividades do Tribunal, ao enaltecer a continuidade dos avanços que decorreram das primeiras ações em busca da modernidade, a começar pelo advento do Sistema Sagres – Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade, que vem a ser um dos mais importantes vetores de fiscalização eletrônica, agora mais eficiente com a introdução da Inteligência Artificial. O presidente falou também do Sagres Cidadão e do Sistema Tramita, do Processo de Acompanhamento da Gestão em tempo real.
Coube ao diretor de tecnologia da Informação, auditor Ed Wilson, a apresentação dos sistemas Sagres Cidadão e Observatório Sagres, espaços abertos à sociedade onde estão inseridos dados referentes a salários de servidores, receitas e despesas, georreferenciamento, pagamentos, acúmulo de cargos, controle das aposentadorias, contratações de temporários, atos de aposentadoria e Robô Turmalina. Por outro lado, o auditor Willo Pinheiro, assessor técnico da Gestão da Informação do TCE, falou sobre os painéis de acompanhamento da gestão, no âmbito do Tribunal, ressaltando a importância da análise dos dados compartilhados entre os parceiros, visando o controle da sociedade por meio das ferramentas de transparência disponibilizadas pelo TCE. Ao final, a auditora Chrystiane Mariz Maia agradeceu o apoio do Tribunal de Contas, que tem buscado parcerias para desburocratizar as ações em benefício da transparência pública, ressaltando a importância do trabalho conjunto de órgãos com o fim de beneficiar a sociedade. “Todos os componentes do Focco têm o propósito de melhorar a vida das pessoas”, disse ela.