Os quatro candidatos a prefeito de João Pessoa – Cícero Lucena (PP), Ruy Carneiro (Podemos), Luciano Cartaxo (PT) e Marcelo Queiroga (PL) confrontaram-se novamente, ontem à noite, em mais um debate, desta feita promovido pela TV Cabo Branco e mediado pelo jornalista Hélter Duarte, da Rede Globo de Televisão-Rio. A tônica dominante foram as críticas à atual gestão, com apresentação e discussão de propostas e, ainda, espaço para a troca de acusações. Dividido em quatro blocos, o primeiro bloco do debate foi de tema livre com cada candidato respondendo a uma pergunta.
Cícero Lucena deu partida às perguntas, questionando Marcelo Queiroga sobre quantas ruas faltam ser calçadas em João Pessoa. Em resposta, o ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro disse que, se eleito, vai calçar todas as avenidas que precisam de melhorias na Capital, mas destacou que é necessário cuidar também do saneamento básico de João Pessoa para que os calçamentos se tornem duradouros e padronizados. Ruy Carneiro questionou Luciano Cartaxo sobre propostas para melhorar mercados públicos e o petista apontou obras e manutenções que realizou quando foi prefeito por duas vezes, prometendo trazer novos investimentos para o Mercado Central e Feira de Oitizeiro. Cartaxo também garantiu que vai construir uma nova feira no bairro de Colinas do Sul.
Em seguida, o petista perguntou a Cícero Lucena sobre a construção de novas Unidades de Pronto Atendimento em João Pessoa, e o progressista respondeu que foi um dos primeiros a construir uma policlínica na capital. Na sequência, questionou o adversário sobre a razão pela qual ele devolveu recursos da saúde quando foi gestor e disse que precisou recuperar o funcionamento das UPAs no município. Enfim, Marcelo Queiroga perguntou a Ruy Carneiro sobre o transporte público de João Pessoa, ouvindo dele que a administração municipal está beneficiando empresários e prometendo que vai congelar a passagem de ônibus utilizando recursos da prefeitura. Ao mesmo tempo, prometeu reativar linhas que foram interrompidas ou encerradas durante a pandemia de covid-19 e retomar a integração física dos ônibus.
Temas como creches, combate à fome, cultura e lazer e mobilidade urbana, sorteados pela produção do debate, foram abordados no segundo bloco, enquanto o terceiro bloco foi de tema livre, com os candidatos sorteados para responder a, no máximo, duas perguntas. Marcelo Queiroga questionou Cícero sobre a decisão de exonerar todos os servidores temporários da prefeitura de João Pessoa no início do ano e quais foram os critérios de readmissão, mencionando elevado número de servidores. Lucena afirmou que precisou recontratar para retomar os serviços após a pandemia e frisou que está implementando a melhor política de recursos humanos da prefeitura, lembrando que não foram registradas paralisações durante a sua gestão. Por fim, os candidatos abordaram a situação dos ambulantes, concursos públicos, moradia e marcação de consultas e exames. Luciano Cartaxo ainda perguntou a Cícero sobre a demora nos atendimentos médicos no município de João Pessoa e, em resposta, o prefeito afirmou que o antecessor deixou áreas descobertas de equipes de saúde da família e que para resolver o problema construiu e está entregando novas unidades de saúde, que devem contar com equipes multiprofissionais. Ele também ressaltou os feitos de sua gestão em relação às unidades de saúde que foram entregues ou reestruturadas.