Ao participar da abertura, em João Pessoa, da campanha Outubro Rosa 2024, que tem como tema “Vocês não estão sozinhos! Juntos venceremos essa luta”, o governador João Azevêdo mencionou a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama e os investimentos do governo da Paraíba na ampliação e na humanização dos serviços à população.
Até o dia 31 deste mês, por exemplo, o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer – CDEC, vai ofertar 2.000 mamografias. Serão 100 exames por dia, com demanda espontânea exclusiva para mamografia – basta procurar o serviço com documento pessoal, cartão do SUS e comprovante de residência. Se tiver, é também importante que seja levada a última mamografia. Serão realizadas, ainda, 500 ultrassonografias mamárias e 400 consultas com mastologistas, diagnósticos com especialistas, orientações nutricionais, saúde e bem-estar mental.
Na ocasião, o governador ressaltou as chances de cura do câncer de mama com o diagnóstico precoce. “É importante que a gente entenda que essa é uma doença que tem cura, desde que seja diagnosticada a tempo. É para isso que nós instalamos o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer, com instalação digna para receber qualquer cidadão, qualquer cidadã da Paraíba. Isso tudo faz parte de um processo de evolução pelo qual a saúde tem passado nos últimos anos”, afirmou. Ele acrescentou que os programas implantados na Saúde estão dando resultados extraordinários, a exemplo do Opera Paraíba e do Paraíba contra o Câncer. Citou, ainda, outros investimentos na área oncológica, como a implantação de uma unidade de radioterapia em Patos, no Vale das Espinharas.