As eleições municipais para as prefeituras de 14 capitais podem ser resolvidas neste primeiro turno, segundo pesquisas publicadas ontem, 5. Os cenários com intenções de voto consideram os votos válidos de cada candidato, excluídos brancos e nulos da contagem. Os prefeitos do Recife, João Campos (PSB), e Eduardo Paes, do Rio de Janeiro (PSD) estão entre os mais cotados nas intenções de voto. No Rio, pelo menos três pesquisas apontam o favoritismo de Eduardo Paes, que marca 53,3% na AtlasIntel e 61% dos votos válidos na Quaest e no Datafolha. Atrás dele está o deputado federal Alexandre Ramagem (PL). O parlamentar tem crescido nas últimas pesquisas e marcou 29% dos votos válidos na Quaest, 35% na Atlasintel e 24% no Datafolha.
O prefeito João Campos (PSB), do Recife, deve se reeleger hoje, em primeiro turno. O candidato tem ampla vantagem em três pesquisas. Marca 80% dos votos válidos no Datafolha, 77% na Quaest e 68,1% na AtlasIntel. O ex-ministro do Turismo de Bolsonaro, Gilson Machado (PL) está em segundo lugar. O candidato marcou 10% dos votos válidos no Datafolha, 12% na Quaest e 20% na AtlasIntel. Em Florianópolis, Topázio Neto (PSD), candidato à reeleição, lidera as intenções de voto, segundo duas pesquisas. O atual prefeito tem 53% dos votos válidos na Quaest e 49,7% na AtlasIntel. Em segundo lugar está Marquito, do PSOL. O candidato tem 21% na Quaest e 25,7% na AtlasIntel.
Em Maceió, o prefeito JHC (PL) lidera a corrida e deve se reeleger em primeiro turno. O candidato tem 77% e o segundo colocado, Rafael Brito, do MDB, 16%, segundo a pesquisa Quaest. Em Salvador, o prefeito Bruno Reis, do União Brasil, lidera em duas pesquisas. O candidato à reeleição tem 74% dos votos válidos na Quaest e 72% das intenções de voto na AtlasIntel. Segundo colocado, Geraldo Júnior, do MDB, adversário mais próximo numericamente de Bruno Reis, tem 15% na Quaest e 17,5% na AtlasIntel.
Em São Luís, o prefeito Eduardo Braide, do PSD, está na frente, segundo a pesquisa Quaest. O candidato à reeleição tem 64% dos votos válidos. Em segundo lugar, o deputado federal Duarte Júnior, do PSB, marca 25%. Em Macapá, o prefeito Dr. Furlan, do MDB, pode ter uma vitória acachapante na capital do Amapá. Pesquisa da Quaest aponta que o candidato à reeleição tem 86%. Atrás estão Paulo Lemos, do PSOL, com 7%, Aline (Republicanos) com 5% e Patrícia Ferraz (PSDB) com 2%. Em Rio Branco, Tião Bocalom, do PL, vence em primeiro turno, aponta a pesquisa Quaest. O candidato à reeleição tem 58% dos votos válidos e Marcus Alexandre, do MDB, marca 32%. Em João Pessoa, a corrida pela prefeitura tem o atual chefe do Executivo, Cícero Lucena (PP) na frente. O candidato à reeleição marcou 55% das intenções de votos válidos, segundo a pesquisa Quaest. Três candidatos estão empatados tecnicamente em segundo lugar: Ruy Carneiro, do Podemos, com 17%, Marcelo Queiroga, do PL, com 16% e Luciano Cartaxo, do PT, com 12%.
Em Boa Vista, o prefeito Arthur Henrique, do MDB, candidato à reeleição, tem 72% dos votos válidos. A segunda colocada é Catarina Guerra (União) com 25%, segundo a pesquisa Quaest. Em Porto Velho, a candidata Mariana Carvalho, do União, lidera com 52%, segundo a Quaest. Atrás dela está o candidato Léo, do Podemos, com 22%. Em Vitória, a eleição pode terminar em primeiro turno, conforme a Quaest. O candidato Lorenzo Pazolini, do Republicanos, tem 50% dos votos válidos. Com a margem de erro, pode ter entre 47% e 53%. Em segundo lugar está Luiz Paulo Vellozzo Lucas, do PSDB, com 23%. Em Teresina, cenário acirrado, mas pode terminar no primeiro turno. Fábio Novo, do PT, com 48% e Silvio Mendes, do União, tem 47%, nas intenções considerando votos válidos. Com a margem de erro, qualquer um dos candidatos pode encerrar a disputa no primeiro turno. Em Palmas, há chance de a eleição ser resolvida em primeiro turno. Segundo a pesquisa Quaest, Janad Valcaci, do PL, tem 49%. Ela é seguida por Eduardo Siqueira Campos, do Podemos, com 35%. Com a margem de erro de três pontos, ela pode vencer neste domingo.