A Paraíba foi o primeiro Estado do Brasil a totalizar os votos, o que ocorreu exatamente `às 19h44 do último domingo, seis, quando se realizou o primeiro turno das eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador. O feito deveu-se, entre outras razões, à eficiência do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, segundo comemorou a presidente do órgão, desembargadora Agamenilde Dias Arruda, que destacou a sincronia de todos os atores envolvidos no processo como fator principal do recorde nacional.
O feito foi destacado, também, pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, em entrevista coletiva, ontem, na sede da Corte em Brasília. O recorde paraibano ocorre pela primeira vez na história das eleições no país. “A Paraíba foi o primeiro Estado a totalizar os votos, e antes das 20h”, acrescentou.
No início da noite de domingo, em entrevista, Agamenilde Dias considerou positivo o pleito, principalmente quanto aos números que, de forma geral, apresentaram mínimas intercorrências. No universo de mais de três milhões de eleitores, houve registro de apenas nove casos de boca de urna, cinco casos de compra de voto, dois casos de transporte irregular de eleitores, quatro candidatos presos e quatro eleitores presos.
A votação foi finalizada às 17h sem reporte de filas ou registro de incidentes. Entre as mais de 10 mil urnas, apenas 46 foram substituídas – em 2022, foram noventa e duas. Nesta eleição, o Tribunal Regional Eleitoral apreciou 10.234 processos de registro de candidaturas. Durante o pleito, houve também a auditagem de 23 urnas. O processo foi finalizado às 17h45 – auditoria sem divergências e o trabalho contou com 70 colaboradores. O TRE-PB inovou neste ano ao realizar, em paralelo, uma eleição denominada “Eleitores do Amanhã”, ação educativa dirigida a crianças.
De forma prática, meninas e meninos que acompanharam os pais às seções de votação puderam, também, votar em uma urna eletrônica.
No pleito, a criança pôde escolher candidatos a vereador e a prefeito. Para vereador concorreram os candidatos Alegria (número 75001), Amor (número 74001) e Paz (número 73001). Já para o cargo de prefeito as opções eram Respeito (75), Generosidade (74) e Honestidade (73). Ao final, foi verificado que 733 crianças participaram da ação educativa. O candidato Respeito venceu para prefeito com 362 votos. Já para vereador o vencedor foi o Amor, com 256 votos.