Kubitschek Pinheiro
O INOVA já estreou com grande sucesso no “Cidade Vida”, na praia do Bessa, com o local completamente lotado. Por iniciativa da reitora Érika Marques o evento foi transferido para as instalações do Centro Universitário Uniesp, na BR 230. A cada edição, o número de atividades cresce, abrangendo eventos científicos, culturais, esportivos, entre outros, que atraem tanto os alunos quanto o público em geral.
Na Biblioteca “Padre Dourado”, acontecerão rodas de conversa, lançamentos de livros e debates literários. No dia 17, está previsto o lançamento do livro Dois Sonhos: Primeiro Sonho, o romance de estreia de Pedro Pereira de Sousa Neto.
De acordo com a bibliotecária Elaine Cristina de Brito Moreira, a Biblioteca Padre Dourado terá diversas atividades para o INOVA 2024. “No dia 17, teremos o lançamento do livro Dois Sonhos: Primeiro Sonho, do autor Pedro Pereira. Além disso, o evento contará com uma leitura dramática conduzida pelo grupo de teatro Cia Multicultural Art’Spaço, que envolverá o público na leitura de trechos do livro, seguido de uma sessão de autógrafos com o autor. A atividade ocorrerá às 19h, no hall da biblioteca do UNIESP”.
No mesmo dia, às 18h, na Sala de Leitura da Biblioteca, ocorrerá a Mostra Docência, com o lançamento de livros publicados por alunos e professores, disponíveis online e de acesso gratuito na Biblioteca Virtual do UNIESP. A Mostra Docência, uma iniciativa da COOPERE e da Biblioteca, é realizada anualmente durante o INOVA.
No dia 18, às 9h, também no hall da biblioteca, haverá mais um Torneio de Xadrez, desta vez com a participação da Federação Paraibana de Xadrez.
A importância do INOVA 2024
“O INOVA é de grande relevância para a biblioteca, pois sempre ocorre próximo à Semana Nacional da Biblioteca. Esse é um momento importante para promover ações culturais e diversificadas que envolvem e engajam os alunos nos projetos da biblioteca. A cada edição, buscamos inovar ainda mais, dando visibilidade à biblioteca e aos serviços oferecidos”, afirmou Elaine Cristina de Brito Moreira.
Neste ano, a Mostra Docência contará com o lançamento de vários e-books produzidos por professores, alunos e membros da comunidade externa, em parceria com a Coordenação de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social do UNIESP. Além disso, teremos o Torneio INOVA de Xadrez UNIESP, com a participação da Federação Paraibana de Xadrez.
A Biblioteca “Padre Dourado” é bastante frequentada. Segundo Elaine Cristina de Brito Moreira, cerca de 500 alunos ou mais visitam a biblioteca regularmente, utilizando serviços como empréstimo de livros, consultas, estudos, aulas, treinamentos e pesquisas. “Temos aproximadamente 30 mil títulos, tanto físicos quanto virtuais, abrangendo todas as áreas do conhecimento: ciências sociais, humanas, tecnologia, saúde, medicina, exatas, literatura, letras, artes, entre outros”, finalizou.