Aproveitando o transcurso, hoje, do Dia dos Professores, o secretário de Educação do Estado, Wilson Filho, reforçou o compromisso da gestão de João Azevêdo com a valorização dos docentes da rede estadual. Com mais de 17 mil professores, sendo 9.077 efetivos e 8.268 prestadores de serviço – o Estado tem implementado uma série de programas que visam à melhoria da qualidade de ensino e o reconhecimento dos profissionais, com destaque para a atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, fruto de um diálogo permanente para garantir inovações e melhorias que valorizem os profissionais essenciais à rede estadual de ensino, atendendo demandas históricas da categoria – ressaltou o secretário.
Além do PCCR do Magistério, Wilson Filho destacou ações como formação internacional, premiações de incentivo e investimentos em tecnologia e inovação, ações que refletem a importância dada à educação como pilar de transformação social. Afirmou ele: “Após um reajuste de mais de 80% para os professores prestadores de serviço da rede estadual de ensino da Paraíba em 2023, neste ano de 2024 o governo do Estado segue valorizando os docentes de todas as 16 Gerências Regionais de Educação da Paraíba, com gestos diários de gratidão pelos serviços prestados de maneira incansável e que efetivamente transformam a vida e o futuro dos nossos estudantes. Queremos, diariamente, implantar e aperfeiçoar ações para valorizar e impulsionar o trabalho desses profissionais que são a linha de frente da educação da Paraíba”.
Entre as principais iniciativas voltadas para os professores, o programa “Conexão Mundo – Professores” se destaca por promover a internacionalização da formação dos educadores. Em 2024, 50 professores foram selecionados para participar de uma especialização em Educação Cooperativa, em parceria com a Universidade de Mondragon, na Espanha. O investimento para a execução do programa chega a mais de R$ 4 milhões, demonstrando o empenho do governo em ampliar as oportunidades de capacitação internacional para seus profissionais.
A valorização dos professores também se reflete, conforme Wilson Filho, em premiações como o Mestres da Educação, que recompensa docentes que desenvolvem boas práticas pedagógicas com um décimo quarto salário, motivando-os a continuarem inovando em suas abordagens pedagógicas. A última edição premiou 3.243 professores. Além disso, a premiação Escola de Valor também faz parte do conjunto de ações que destacam a importância da prática docente para o sucesso escolar dos alunos. Juntas, as premiações somam cerca de R$ 33 milhões em investimentos. Também está em vigor uma Seleção Pública para composição do Banco de Gestores Escolares, destinado ao preenchimento de cargos de diretor escolar e coordenador pedagógico nas escolas da rede pública estadual. A convocação dos aprovados para a investidura nos cargos foi feita no último dia 9 de outubro. Além do mais, a formação continuada tem sido fortalecida com programas como o Alfabetiza Mais Paraíba, que em 2024 disponibilizou quase 100 bolsas para a formação de professores. O programa é parte de um pacto estadual para garantir a alfabetização na idade certa e contribuir para a redução das taxas de analfabetismo.