O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba, Harrison Targino, destacou o fortalecimento da instituição ao longo dos 93 anos completados ontem, dia 15. Ressaltou que a OAB-PB está sendo preparada para o futuro com uma gestão que vem promovendo mudanças significativas com ações e posturas que a reposicionaram diante do seu papel junto à sociedade. “Com mais diálogo, igualdade de gênero e abertura para a tecnologia, a Ordem se coloca diante dos desafios atuais com altivez mas mantendo sempre o diálogo aberto com a advocacia paraibana, com firmeza nos seus propósitos”, mencionou.
E mais: “A OAB tem buscado bem representar a cada uma e a cada um. A OAB de hoje tem compromisso em sua defesa e na defesa dos interesses mais legítimos da sociedade. Estamos todos servindo a instituição para que ela possa melhor servir a nós todos. Fica o convite a cada advogada e advogado: empodere-se da condição de verdadeiro proprietário dessa instituição que é sua. Participe ativamente dos processos decisórios e faça cada vez mais crescer essa entidade que nos move e que nos representa”.
A gestão do atual presidente tem operado com alguns eixos importantes no processo de fortalecimento da OAB-PB e sua construção para o futuro. O primeiro é a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia – para isso, a gestão instalou a Procuradoria de Prerrogativas, que tem como diretora a advogada Simone Barsi, aprovada em processo seletivo, o primeiro realizado para o cargo na história da Ordem. “A defesa das prerrogativas é também dever da diretoria e de todos nós que queremos partilhar essa missão de lutar pela valorização e pelo respeito de todos e todas”, afirmou.
De acordo com Harrison, a OAB-PB também prioriza a defesa da advocacia por meio da Comissão de Prerrogativas, quando a Seccional se faz presente nas 11 Subseções distribuídas por todo o Estado. Entre as ações destaca-se a realização das Caravana de Prerrogativas, que escuta a advocacia e, a partir das informações obtidas, a Ordem toma as medidas necessárias em defesa dos profissionais. A formação profissional e a construção de uma rede de proteção e valorização da advocacia integram as ações de crescimento da OAB-PB atual. O presidente Harrison Targino destaca o curso de pós-graduação da Escola Superior da Advocacia, o maior da história da entidade, com 2,8 mil inscritos. Disse que a ESA tem garantido a formação de advogados e advogadas em todo o Estado. “Temos vários cursos voltados à formação profissional e às habilidades e competências necessárias para enfrentar este tempo, sem descuidar de ser uma entidade participativa que garante os espaços”, frisou.