O governador João Azevêdo realizou, ontem, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, o lançamento das compras do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual, na modalidade Compra com Doação Simultânea, com investimentos de R$ 5,1 milhões de recursos próprios do Estado. Na ocasião, foram assinados contratos com 32 cooperativas paraibanas, reforçando a importância da colaboração entre o Estado e os agricultores visando melhorar a qualidade de vida nas comunidades vulneráveis, promover a inclusão produtiva e combater a insegurança alimentar. O evento marcou as comemorações do Dia Mundial da Alimentação.
Na oportunidade, o chefe do Executivo ressaltou a importância dos investimentos na agricultura familiar para a geração de emprego e renda no campo. “Apenas com essa ação de agora são mais de 2.400 agricultores beneficiados, o que fará a diferença na vida de mais de 50 mil famílias. Nós queremos cada vez mais qualificar e mecanizar a agricultura familiar, aumentar a produtividade, promover aumento de renda e a melhoria da condição de vida das pessoas”, frisou.
Ele também destacou que, além do PAA, o governo tem assegurado um grande volume de recursos na agricultura familiar. “Nós temos o Procase II, o programa Paraíba Rural Sustentável, o Sertão Vivo, que comprovam o nosso compromisso e olhar atento com a agricultura familiar que tem transformado para melhor a vida das pessoas”, acrescentou.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, destacou que os investimentos no PAA representam mais uma ação de cuidado com as pessoas. “O governo da Paraíba festeja o Dia Mundial da Alimentação com muitas políticas públicas. Estamos lançando o PAA com 100% dos recursos do Estado, contemplando 32 cooperativas e entendendo que há um efeito multiplicador no campo porque ativa economias locais. Nós temos ações voltadas à segurança alimentar que vão desde o Tá na Mesa aos Restaurantes Populares e agora o PAA, dando dignidade às pessoas, estimulando a fixação do homem e da mulher no campo, combatendo a fome e a pobreza”, comentou.
O secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Frei Anastácio Ribeiro, enalteceu a eficácia da iniciativa do governo. “Essa é uma política pública que, de fato, leva os pequenos produtores a produzir mais porque eles têm a garantia de que os produtos serão adquiridos, uma grande ação do governo João Azevêdo, que tem levado alimentação para quem mais precisa”.