O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade, oferecerá novamente, no segundo turno das eleições de 2024, intérpretes de libras para auxiliar eleitoras surdas, eleitores surdos ou pessoas com deficiência auditiva a exercerem o direito do voto.
No dia 27 de outubro próximo, das 8h às 17h, o serviço especializado será oferecido gratuitamente pelo telefone (83) 3512, em João Pessoa e Campina Grande, municípios paraibanos com mais de 200 mil eleitores aptos, que terão o segundo turno.
A ação visa garantir que todos possam exercer seu direito ao voto de maneira acessível e inclusiva, oferecendo uma comunicação efetiva entre a Justiça Eleitoral e as eleitoras e eleitores.
No dia do pleito, chegando uma pessoa surda ao local de votação, necessitando de informações, o coordenador de acessibilidade, auxiliar eleitoral ou mesário, que não souber Libras ou que não consiga entender a informação solicitada pelo eleitor surdo, poderá acionar a Central de Libras e estabelecer uma comunicação com o intérprete de plantão.
A Central de Libras é composta por sete intérpretes de Libras e um coordenador, todos convocados na função de auxiliar eleitoral. A Central funciona no sexto andar do edifício-sede do Regional, na sala da Assessoria de Eleição, Inovação e Inclusão.