O Republicanos irá oficializar hoje o deputado Hugo Motta, 36 anos, da Paraíba, como candidato à presidência da Câmara Federal para suceder Arthur Lira, do Progressistas, a partir de fevereiro de 2025. Segundo versões da mídia sulista, o PP também deve anunciar seu apoio à candidatura de Motta no mesmo dia. Líder do Republicanos na Câmara, o congressista ganhou força depois do movimento do presidente da sigla, deputado Marcos Pereira (SP) de desistir da candidatura para emplacar um nome com menos resistência. Motta também tem oi respaldo de Lira.
O anúncio do apoio de Lira a Motta foi feito pelo líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG) em rede social, ainda em setembro. Até a metade de agosto, Elmar Nascimento, do União Brasil-BA, era tido como o favorito de Lira para assumir a presidência da Câmara em 2025 e, assim, manter sua influência política. O nome de Elmar, porém, enfrentava resistência entre parte dos deputados. Marcos Pereira também retirou-se da disputa para apoiar o correligionário Hugo Motta.
O PP também deve anunciar formalmente seu apoio a Motta nesta terça-feira. O partido de Lira é a quarta maior bancada da Câmara e integra o blocão, aliança que inclui o União Brasil, partido de Elmar. Em uma contraofensiva a Motta, Elmar fechou uma aliança com Antonio Brito, do PSD-BA, também pré-candidato à presidência da Câmara.
Aliados de Arthur Lira informam que hoje ele vai deixar claro quem pretende apoiar (no caso, Hugo Motta), como também fará um aceno à bancada do PL ao liberar a discussão sobre o projeto de lei que dá anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, A proposta, que está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, será votada nesta terça-feira e quarta-feira. Lira definiu seu apoio a Hugo Motta no início de setembro mas até o momento não formalizou o endosso. Já o evento do Republicanos hoje deve reunir 14 parlamentares, às 11h30.