A Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Coordenadoria da Mulher, em continuidade aos trabalhos da Campanha Outubro Rosa, está disponibilizando no instagram @coordenadoriadamulhercg a cartilha virtual que mostra os direitos das mulheres diagnosticadas com câncer de mama. A cartilha foi criada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres em Campina Grande.
A ideia, segundo a coordenadora do órgão, Talita Lucena, é fazer com que as mulheres tenham acesso aos benefícios a que têm direito e que estão assegurados pela lei.
A iniciativa, que já vem sendo desenvolvida há alguns anos, sempre com o lançamento da Cartilha no mês de outubro, foi idealizada pela primeira-dama do Município, Juliana Figueiredo Cunha Lima, em parceria com equipes da Coordenadoria da Mulher. A cartilha virtual foi elaborada de forma lúdica e com uma linguagem acessível.
Ao acessar a cartilha, por meio de uma abordagem educativa, os interessados vão ter acesso a informações sobre como sacar o FGTS, PIS e Pasep, solicitar a isenção de imposto de renda, auxílio doença, aposentadoria por invalidez, acesso a tratamentos, medicamentos de alto custo, moradia, transportes, processo judicial prioritário e cirurgia reconstrutiva mamária, entre outras informações.
A publicação também aborda sintomas iniciais de câncer, prevenção, riscos, alertas e diagnóstico. “É um espaço virtual importante, já que muitas mulheres com câncer desconhecem seus direitos. É um reforço do compromisso da pasta, na gestão Bruno Cunha Lima, que demonstra cuidado com as mulheres do nosso município, esclareceu Talita Lucena.