Após uma reunião na presença do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a bancada do Progressistas anunciou o apoio oficial do partido ao nome de seu candidato à sucessão no comando da Casa, Hugo Motta, do Republicanos-PB. O deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro endossou a decisão argumentando que não poderia se colocar contra a ascensão de um conterrâneo e colega de Parlamento a um dos mais importantes postos da hierarquia de poder.
Com a decisão do PP, Hugo Motta passou a contabilizar até 50 votos além dos outros 44 de seu próprio partido. O encontro contou com a participação do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI) e do ministro do Esporte, André Fufuca. O anúncio foi feito pelo líder da bancada, Dr. Luizinho, do PP-RJ, que também pleiteava pelo apoio de Lira a uma eventual entrada na disputa pela Mesa Diretora.
De acordo com ele, a escolha por Hugo Motta aconteceu “de forma unânime e por aclamação”, considerando que seu nome representa “a convergência que o Brasil tanto precisa”. O candidato Hugo Motta destacou a importância do apoio da legenda de Lira, afirmando que ele tem não só um grande valor numérico porque é uma das maiores bancadas da Casa mas tem um valor qualitativo ainda maior” e que garantiu que “o Progressistas estará ao nosso lado na presidência da Câmara, conduzindo essa Casa para que possamos trabalhar pelo interesse do nosso país”.