O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, será um dos palestrantes do encontro “Novos Gestores Paraíba 2025-2028”, abordando a “Agenda 2030 da ONU: Territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e mostrando a experiência de sucesso do Poder Legislativo na execução da Plataforma ODS-PB. O programa é resultado de um esforço conjunto interinstitucional, envolvendo a Universidade Federal da Paraíba, o governo do Estado e a Assembleia Legislativa.
A Plataforma ODS-PB tem como objetivo monitorar de forma sistemática os ODS nos municípios e Regiões Geoadministrativas paraibanas. Os ODS são um conjunto de 17 objetivos globais, lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 como parte da Agenda 2030 pelo Desenvolvimento Sustentável. Para verificar o resultado geral dos ODS nos territórios paraibanos, foi criado o Índice de Desenvolvimento Sustentável Integrado do Estado da Paraíba.
O principal objetivo do encontro “Novos Gestores Paraíba 2025-2028”, que acontece nos dias 10, 11 e 12 deste mês, é oferecer um tutorial abrangente sobre todas as fases do processo de gestão dentro de uma prefeitura. A Famup (Federação das Associações de Municípios) está comprometida em garantir que os novos gestores estejam bem preparados para enfrentar os desafios administrativos e possam conduzir suas cidades com eficiência e eficácia.
Na programação do evento, os gestores terão no primeiro dia, segunda-feira, acesso à palestra da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal sobre as parcerias que fortalecem o Brasil. Haverá, ainda, palestras promovidas por outros órgãos federais e estaduais com os temas: Caixa & gestor público, parceria que move o Brasil pra frente, funcionalidades do GovFácil, Contabilidade|: Essencial para uma gestão eficiente e de sucesso, Energia solar para municípios, Controle das frotas públicas como mecanismo de governança que impacta em economia e segurança jurídica nos municípios, Frota elétrica; Importância da equipe de transição na troca de gestão e ainda a atuação do biomédico na Saúde e Tecnologia: menor custo, mais atendimento.
No segundo dia do evento, os gestores poderão acompanhar debates com os temas: Recursos e Convênios, Parceria entre governo do Estado e municípios, novos gestores, novas soluções, o que se pode inovar na gestão pública, Aprende Brasil Educação: Inglês com Neurociência, Governo 5.0: Inovação para uma gestão pública econômica e moderna, painel da saúde, o papel da assistência social nos municípios garantindo proteção social e diferenciais Caixa para os municípios paraibanos.