O deputado federal paraibano Hugo Motta, candidato favorito à presidência da Câmara dos Deputados pelo Republicanos, declarou que o Brasil vive um momento de se consolidar nas suas relações internacionais ao comentar a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos. “Não acredito que o país comprometa suas relações com os Estados Unidos, um grande parceiro, por uma questão política e ideológica”, acrescentou.
Hugo Motta prosseguiu: “Nós sempre defendemos que, nesses pontos, o interesse do país, o interesse nacional, está acima de qualquer interesse político-ideológico. Então, acredito que o Brasil com certeza saberá se posicionar através do Itamaraty, das relações internacionais e comerciais que o Brasil tem, e até esse novo cenário com a eleição do novo presidente dos Estados Unidos.
O parlamentar comentou as versões de que a vitória de Trump poderá pressionar a aprovação do projeto que anistia envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, tornando elegível o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “As pautas da direita pelo mundo são bastante conectadas e no momento de eleição o vencedor acaba causando um momento de euforia e de levante para o próximo período eleitoral!”, opinou, emendando: “E é natural. Nós gostamos de futebol, nós gostamos de acompanhar diversos tipos de disputa e a eleição presidencial norte-americana foi mais uma disputa acompanhada atentamente pelo Brasil pela importância que tem. Com certeza, o resultado causa um ânimo maior aos movimentos e aos partidos de direita no país”.
Segundo Hugo Motta, a comissão especial instituída pelo atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) para analisar o projeto de lei conhecido como PL da anistia deve sair do papel nos próximos dias. “A condução da comissão deve começar nos próximos dias, então a comissão vai trabalhar na minha avaliação com muita serenidade e fazendo o trabalho que tem que ser feito para debater um tema tão importante como esse”, manifestou. Motta comentou sobre a união de siglas em torno da sua candidatura, que recebeu a bênção de Arthur lira, derrubando o candidato anteriormente favorito do presidente da Câmara, Elmar Nascimento (União Brasil-BA).
– Estamos recebendo apoios de diferentes partidos, partidos importantes que têm bancadas aqui na Câmara, demonstrando que a nossa candidatura vai se consolidando a cada dia como uma candidatura forte, que tem musculatura, que dialoga com todos. E nós procuraremos até o final dialogar com todos os partidos, com o PSD, com o União Brasil, com o PSOL, com o Novo – disse o deputado paraibano.