O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, encerrou a programação do XIII Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), nesta sexta-feira (8), em João Pessoa. Na ocasião, Barroso destacou a importância da troca de experiências para promover mais avanços no judiciário brasileiro.
“Essa é uma oportunidade de trocarmos ideias. Eu consigo expor um pouco a minha visão do judiciário e o que temos conseguido fazer e, sobretudo, ouvir as pessoas. Gosto de dizer que a melhor maneira de convencer os outros é com os ouvidos, ouvindo as pessoas e, portanto, eu ouço as sugestões dos presidentes, as ideias e essa é a razão de ser de um evento como esse, trocar experiências, ouvir ideias e renovar laços afetivos que a vida também é feita da afetividade”, declarou o ministro presidente do STF.
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, anfitrião do encontro, fez um balanço do evento. “Nós debatemos alguns assuntos que são importantes para a nossa proposição de entregar uma melhor prestação jurisdicional ao cidadão, entre eles a oxigenação do Cejusc. Tratamos também de assuntos relacionados à proteção à mulher. E, nessa terra abençoada, conseguimos eleger uma nova mesa diretora da presidência do Consepre de forma harmoniosa. Chegamos a uma conclusão muito boa, a conclusão que é a cara dessa terra aqui de harmonia, de paz, de resultados positivos para aquilo que se propõe”, ressaltou.
O presidente do Consepre, desembargador Carlos Alberto França, evidenciou a presença do ministro Barroso no evento. “Nós fechamos com chave de ouro, com a presença do presidente Barroso, onde pudemos debater temas relevantes para o Poder Judiciário e para a sociedade brasileira. Durante todo esse encontro, nós, presidentes de Tribunais de Justiça, com a participação do ministro (Mauro) Campbell, do ministro Herman (Benjamin) e de vários outros expositores de renome, pudemos ter a impressão desses profissionais sobre determinados e variados temas e ter também uma troca de ideias, um debate interno entre os presidentes e saímos aqui de João Pessoa, onde fomos muito bem recebidos pelo presidente João Benedito, com novos encaminhamentos para sempre buscar uma prestação de melhor serviço à sociedade”, colocou.
O desembargador Fred Coutinho, presidente eleito do TJPB, parabenizou a organização do encontro. “Parabenizar a gestão tão bem comandada pelo desembargador João Benedito por um evento desta magnitude. Todos os Tribunais de Justiça do Brasil, através dos seus presidentes, se fizeram presentes aqui na nossa Paraíba. Para nós é uma simbologia muito forte. É a Paraíba abraçando e recebendo a Justiça Brasileira de portas abertas”, pontuou.
Nice Almeida/TJPB