O governador em exercício Adriano Galdino prestigiou a posse da nova reitora da Universidade Federal da Paraíba, Terezinha Domiciano, e da vice-reitora Mônica Nóbrega, que ficarão à frente dos cargos até 2028. A solenidade ocorreu na tarde de ontem no Centro de Vivência do campus da UFPB em João Pessoa.
Na ocasião, Galdino destacou a satisfação de participar da solenidade e do compromisso do governo para promover uma educação de qualidade, que capacite os paraibanos para o acesso à universidade pública. “Sou filho do povo e sei, por experiência própria, o quanto a educação transforma vidas. Fui estudante de universidade pública, que hoje é a Universidade Federal de Campina Grande e pude me tornar um profissional e uma pessoa que luta, diariamente, para tornar a Paraíba um lugar mais justo para todos”, ressaltou.
Empossada, Terezinha relatou a alegria de assumir o cargo e garantiu que o diálogo será a marca registrada da gestão. “Nossa meta é inovar em todos os aspectos, mas principalmente, incluir todos e todas no processo de gestão. Eu e Mônica acreditamos que só com o diálogo e parcerias, conseguiremos colocar a UFPB no patamar de referência, que é onde merece estar”, pontuou.
Já a vice-reitora Mônica Nóbrega comemorou a retomada da autonomia na escolha dos representantes da UFPB. “Hoje eu sinto, na prática, o que significa o termo “não caber em si mesma”. Depois de quatro anos esperando pela justiça e pela retomada do respeito à democracia na academia, hoje comemoramos e iniciamos uma jornada de muito trabalho, mas, sobretudo, de muita vontade de fazer acontecer”, enalteceu.
Terezinha Domiciano conquistou 67,95% dos votos da consulta pública realizada em abril deste ano e foi a mais votada do pleito, derrotando o professor Lucídio Cabral (25,37% dos votos) e o atual reitor Valdinei Gouveia (6,67%) que disputou a reeleição. A nomeação dela foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União no dia 16 de outubro.