O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) lamentou, ontem, os recentes dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em reportagem do portal “O Antagonista”, apontando o Estado da Paraíba como o segundo pior Produto Interno Bruto per capita do Brasil, com apenas R$ 19.081,81. Segundo o parlamentar, que é vice-presidente do Senado Federal, o PIB per capita é uma ferramenta essencial na análise econômica, que fornece insights sobre a média de riqueza gerada por pessoa em uma determinada região.
– É lamentável o governo do Estado não agir de forma incisiva, através de políticas públicas que aumentem a renda per capita dos paraibanos, principalmente dos mais necessitados. Segundo esses dados trazidos pelo IBGE e contidos na reportagem de O Antagonista, a Paraíba, com o segundo pior PIB per capita do Brasil, só ganha para o Estado do Maranhão, que tem um PIB per capita de R$ 17.471,85 – disse Veneziano.
A relação dos Estados com os menores PIBs per capita, refletindo suas desafiadoras situações econômicas, é a seguinte: Maranhão, Paraíba, Piauí, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Amapá e Bahia.