A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou por unanimidade, hoje, uma modificação no regimento interno da Casa de Epitácio Pessoa envolvendo a eleição da Mesa Diretora para o próximo biênio – 2025/2026. A mudança ocorreu após a Procuradoria-Geral da República mover ação no Supremo Tribunal Federal questionando a eleição antecipada da Mesa Diretora, em fevereiro de 2023, que reconduziu o presidente Adriano Galdino (Republicanos) ao posto.
Eleições antecipadas no legislativo estadual já haviam sido declaradas inconstitucionais em Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte, o que motivou o deputado paraibano Adriano Galdino a se antecipar ao STF e promover a alteração. Ele explicou na sessão de hoje que a mudança se resume a cumprir o novo entendimento formado pelo Supremo de que a eleição deve acontecer no mínimo em outubro antes do novo biênio. Com isto, a nova eleição da Mesa Diretora para o futuro biênio será efetivada na próxima terça-feira, 26. Adriano Galdino informou que o edital deve ser lançado ainda hoje para os interessados na disputa.
O deputado estadual Walbber Virgolino (PL) tem declarado o interesse em concorrer à presidência, apesar de ter votado na eleição antecipada no nome de Galdino. Mas o presidente Adriano Galdino confia em que ainda terá o voto do próprio Walbber na nova disputa. A chapa liderada por Adriano é a mesma que havia sido homologada, tendo Felipe Leitão como primeiro vice-presidente, Cida Ramos segunda vice-presidente, Taciano Diniz – terceiro vice-presidente, Caio Roberto – quarto vice-presidente, Tovar Correia Lima primeiro secretário, Eduardo Carneiro – segundo secretário, Anderson Monteiro – terceiro secretário, Jane Panta – quarta secretária, Sargento Neto – primeiro suplente, Galego Souza – segundo suplente, Eduardo Brito – terceiro suplente, Júnior Araújo – quarto suplente.