Cerca de 13 mil advogados paraibanos irão às urnas nesta terça-feira para eleger os novos integrantes da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Estado, além dos conselheiros estaduais e federais, dos diretores das Subseções regionais e ainda da diretoria da Caixa de Assistência da Advocacia para o biênio 2025/2027. Três chapas estão registradas para presidir a OAB: a que é encabeçada pelo atual presidente Harrison Targino, tendo como vice Janny Milanês, a chapa formada pelo ex-presidente Paulo Maia e pela advogada Luciana Brito e a chapa liderada por Patrícia Ellen Medeiros de Azevêdo, tendo como vice João Alberto.
A eleição será precedida por uma campanha bastante polêmica, com inúmeros debates em órgãos de comunicação e trocas de acusação entre expoentes das chapas concorrentes, envolvendo denúncias de assédio e irregularidades administrativas. O atual presidente e candidato à reeleição convidou todos os juristas aptos a votar a participar do processo de escolha dos representantes e fez um apelo: “sem agressões e sem fake news”. Em João Pessoa, o pleito acontecerá das 9h às 17h, no Esporte Clube Cabo Branco, em Miramar, e nas 11 Subseções da OAB no interior do Estado, em municípios de várias regiões. Para votar, é necessário estar adimplente com a anuidade da OAB-PB até 30 dias antes da eleição. No momento da votação é necessário apresentar a carteira da OAB e/ou documento de identificação.
O presidente Harrison Targino ressaltou: “A OAB se faz forte com a participação ativa dos advogados e das advogadas. Nossa entidade é essencial para a defesa da nossa prática profissional, mas vai além: a OAB é símbolo da luta pelos Direitos Humanos e pela democracia em nosso país. Vamos promover hoje uma verdadeira festa democrática, respeitando cada chapa, defendendo ideias, mas sem ultrapassar os limites da ética, do respeito e da verdade”.