A Assembleia Legislativa da Paraíba e a Câmara Municipal de João Pessoa realizaram sessão especial conjunta, na tarde de ontem, para discutir o fim da jornada de seis dias de trabalho para um dia de descanso (jornada 6×1). O evento proposto pela deputada estadual Cida Ramos e pelo vereador Marcos Henriques, ambos do PT, aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena do Poder Legislativo Municipal.
Ao justificar a realização da discussão, o vereador Marcos Henriques disse que “é preciso que se ache a equação de reduzir a carga de trabalho, o horário de trabalho, a escala e dar uma qualidade de vida melhor para o povo”. A aprovação da PEC, no entendimento do parlamentar, “não vai prejudicar o patrão, porque a gente está falando de 30 milhões de trabalhadores”. O vereador acredita que a medida vai gerar mais postos de trabalho no país e melhor qualidade de vida para o trabalhador.
– Existem muitas especificidades. Agora existem área que vão se beneficiar muito mais do que isso. E esse tipo de discussão precisa acontecer com todos os segmentos para que a gente não possa, em nenhum momento, prejudicar ninguém, mas a gente possa ampliar e também oferecer uma jornada de trabalho mais acessível, mais produtiva para a classe trabalhadora – pontuou.
A deputada Cida Ramos acompanha, segundo ela, com muito entusiasmo, o movimento em torno da aprovação da PEC que acaba com a jornada de trabalho 6×1. “Estou vendo com a certeza de que esse é um rumo que o Brasil e o mundo estão tomando, que é a diminuição da jornada de trabalho para que o trabalhador, sua família, possam desfrutar do direito de viver e conviver mais. Isso vai propiciar ao trabalhador ter uma convivência familiar maior e mais digna, o direito de poder acompanhar mais os filhos e de poder, também, liberar postos de trabalho para essa juventude que deseja entrar o quanto antes no mercado de trabalho”, assinalou.