O governador João Azevêdo prestigiou, ontem, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo em João Pessoa a solenidade de certificação e entrega dos troféus da edição 2021-2024 do Selo Unicef a 88 municípios paraibanos que elevaram significativamente os resultados nas áreas de saúde, educação e proteção contra a violência, melhorando as condições de vida de crianças e adolescentes. O governo da Paraíba é parceiro nesta ação ao lado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social (Asserte).
Em sua fala, o governador ressaltou que a gestão tem realizado uma série de obras e políticas públicas em parceria com os municípios para melhorar os indicadores sociais junto à população. “Nós fazemos um governo municipalista, com ações que vão na direção da proteção das nossas crianças e adolescentes, seja na educação, na saúde, na assistência social, na segurança, e estamos celebrando uma conquista coletiva dos municípios e Estado e, acima de tudo, das pessoas beneficiadas diretamente com as políticas públicas”, acrescentou.
A chefe do Escritório do Unicef no Recife, Paraíba e Alagoas, Verônica Bezerra, evidenciou a importância da união de forças para a conquista de resultados positivos. Ela afirmou textualmente: “O Selo tem um ciclo de quatro anos, os prefeitos aderem no início de seu mandato e, ao longo dos anos, nós fazemos o monitoramento das ações. Os indicadores mostram que os municípios da Paraíba avançaram mais do que a média nacional, estão vacinando mais crianças, colocando mais crianças nas escolas e estamos comemorando os 25 anos do Selo Unicef em um momento muito especial”.
João Azevêdo também elencou ações em parceria com os municípios que impactam na avaliação do Selo Unicef. “Nós firmamos convênios para a construção de 213 creches, entregamos 545 ônibus escolares, destinamos quase meio milhão entre 2021 e 2024 para construção, reformas de escolas e ginásios, instituímos o Alfabetiza Mais Paraíba, criamos o programas Vacina Mais Paraíba, o programa Paraíba que Acolhe, pagamos o abono natalino, o cartão alimentação, dentre tantas ações que demonstram o nosso compromisso com a primeira infância e com nossos adolesce”tes”, concluiu.