O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos), coordenador da bancada paraibana na Câmara, informou que os parlamentares do Estado estão mobilizados no empenho para a liberação imediata de recursos da Operação Carro-Pipa. O serviço foi suspenso por falta de verbas e a estimativa é de que pelo menos 159 municípios fiquem prejudicados com situação de desabastecimento a partir desta semana se não forem tomadas medidas concretas.
Murilo Galdino anunciou que terá uma reunião amanhã no Ministério do Desenvolvimento Regional para debater uma solução para o problema, diante de apelos e reclamações que estão surgindo de lideranças de diferentes localidades paraibanas. “A minha expectativa é que a solução seja a mais rápida possível”, anunciou o coordenador da bancada, atribuindo a suspensão do serviço a remanejamentos feitos na estrutura de programas do governo federal.
Outros parlamentares manifestaram-se a respeito, como Wellington Roberto, do PL, que qualificou o problema como “grave” e propôs reunião da bancada, queixando-se, em paralelo, da retenção de recursos oriundos de emendas parlamentares em meio a um impasse entre Poderes em torno da questão em Brasília. “O país parou e há muitas obras paradas”, exemplificou.
Os senadores Efraim Filho, do União Brasil, e Veneziano Vital do Rêgo, do MDB, igualmente se posicionaram contra a suspensão, o primeiro afirmando que “é uma atitude inadmissível” e defendendo a hipótese de obstrução de votações de interesse do governo federal até que haja solução definitiva. Veneziano, por sua vez, afirmou ter conversado com integrantes do governo federal e que confia no equacionamento do impasse. Na Paraíba, o serviço contempla quase 270 mil habitantes com água potável, conforme dados da Federação das Associações dos Municípios (Famup).