O governador João Azevêdo autorizou, ontem, em João Pessoa, o lançamento do edital de chamamento público do Departamento Estadual de Trãnsito (Detran-PB) destinado ao patrocínio de Clubes Paraibanos de Futebol Masculino e Feminino que participarão, em 2025, do Campeonato Paraibano da primeira divisão, Copa do Nordeste em sua fase de grupos, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro das séries C, D, A2 e A3, que tenham interesse em divulgar as campanhas educativas de trânsito da instituição. Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual ressaltou que o edital lançado pelo Detran é mais uma iniciativa do governo para valorizar o esporte e fortalecer as ações educativas de trânsito.
“Os clubes profissionais da Paraíba, tanto masculino quanto feminino, poderão participar desse edital com vistas a receber recursos financeiros para fortalecer a participação dos times no futebol. Além disso, é uma forma de ajudar a população a se conscientizar sobre a vida, a importância de dirigir com segurança, já que vamos fazer um amplo trabalho de divulgação juntamente com os clubes para reduzirmos o número de sinistros e mortes no trânsito”, adiantou. O superintendente do Detran, Isaías Gualberto, também reforçou a importância da iniciativa das gestão estadual para estimular a paz no trânsito. “A partir do apoio do Detran aos times de futebol, podemos fomentar a atuação dos clubes nos campeonatos, contribuindo para um melhor desempenho no campo e, ao mesmo tempo, fortalecer as campanhas educativas de trânsito, pois vivemos uma epidemia de sinistros. Esse modelo de edital já é referência para Detrans de outros Estados e a nossa intenção é contemplar todos os times”, revelou.
O secretário Lindolfo Pires, da Juventude, Esporte e Lazer do Estado, mencionou a disposição do governo de incentivar todas as modalidades esportivas da Paraíba e realçou a participação do Detran na política de valorização do futebol. “O governo, mais uma vez, vai dar oportunidade para que os clubes profissionais do Estado, juntamente com o futebol feminino, possam ser contemplados com os recursos, por meio do Detran, um órgão que colabora com o esporte, bastando atender os requisitos do edital”, pontuou. A presidente da Federação Paraibana de Futebol, Michele Ramalho, parabenizou o governo por manter o apoio aos clubes paraibanos. Disse que o governo já vem com essa iniciativa, que não é de hoje, e que a publicidade e visibilidade ao edital são para que todos tenham acesso. Agradeceu, especialmente, pela sensibilidade do Estado com o futebol feminino da Paraíba e por dar oportunidade de todos os grupos participarem desse momento.
De acordo com o edital do Detran-PB as inscrições ocorrerão até o dia 4 de dezembro e os valores para cada clube, por competição disputada, serão diversificados. A contrapartida das equipes será a exposição das campanhas educativas do Detran-PB nas camisas de jogos, treinos, da comissão técnica, bem como em backdrops de entrevistas, sites e redes sociais de cada clube.