Os prefeitos de Triunfo, Expedito Filho e de São João do Rio do Peixe, Luiz Claudino de Carvalho, juntamente com o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, se reuniram ontem com a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, Lua Yamaoka Mariz Pitanga, que cuida dos precatórios. Na pauta, estiveram a real situação situação de dificuldade desses municípios em relação aos débitos com precatórios e a urgência de haver uma alternativa.
As gestões municipais de Triunfo e São João do Rio do Peixe estão enfrentando problemas com o acúmulo e aumento das dívidas com precatórios, advindas de gestões passadas. Por isso, os municípios estão com dificuldades para administrar as finanças. Assim como eles, outros municípios também enfrentam a mesma problemática, como o de Santa Helena, que esteve representado pelo prefeito João Cleber Ferreira Lima.
A iniciativa dos municípios recebeu o apoio da Famup, que se colocou à disposição para encontrar soluções que sirvam, também, para ajudar outras gestões que enfrentam o mesmo problema relacionado a débitos com precatórios. “Foi uma reunião produtiva e tenho certeza que encontraremos uma solução que contribua efetivamente com todos os municípios paraibanos que estão vivendo o mesmo cenário”, afirmou George Coelho.
A juíza Lua Yamaoka ouviu atentamente as colocações dos prefeitos. Apesar das regras estarem contidas em lei, a magistrada se mostrou sensibilizada com a situação dos municípios em relação aos precatórios. Também participou da reunião no Tribunal de Justiça da Paraíba o assessor jurídico da Famup, advogado Arnaldo Escorel.