João Pessoa, a capital paraibana, será um dos 10 destinos mais badalados do mundo em 2025, na avaliação da plataforma de reservas de serviços e acomodações Booking.com. A empresa divulgou seu relatório anual de previsões para os próximos 12 meses e, segundo ele, a cidade nordestina deve crescer na preferência de turistas internacionais e encantar graças à combinação de belas paisagens, história e cultura vibrantes.
Para chegar a esta conclusão, a Booking.com entrevistou 27.713 viajantes de 33 países que planejam embarcar em trajetos a passeio ou de trabalho em até 24 meses. Em primeiro lugar está Sanya, na China, apelidada de “Havaí da China”, que fica na ilha de Hainan e é um balneário de clima quente e praias impecáveis com mais de 20 km de costa. Em segundo lugar é mencionada Trieste, na Itália, tida como um “caldeirão de culturas” já que é influenciada pela herança italiana, eslovena e austríaca. A cidade portuária, situada em uma faixa estreita de terra entre o Mar Adriático e a Eslovênia, é cheia de construções históricas como o Castelo de Miramare e a Piazza Unità d’Itália, além de uma linda costa e trilhas tranquilas, o que faz dela uma combinação de passado rico, com belezas naturais, um verdadeiro tesouro pouco explorado da Europa.
João Pessoa, em terceiro lugar, foi celebrada na lista por suas paisagens verdes e uma herança cultural valiosa. O Jardim Botânico da cidade, suas igrejas históricas e praias tranquilas, como Picãozinho e a Praia do Jacaré (que fica na região metropolitana, em Cabedelo) foram indicadas como visitas obrigatórias justamente por esses motivos. Já o Mercado Público de Tambaú foi considerado uma ótima pedida para quem quer conhecer o artesanato local, como a cerâmica e os bordados típicos da região. São citadas, ainda, Tromse, na Noruega, Willmstade, em Curaçao, Tignes, na França, San Pedro de Atacama, no Chile, Naha, no Japão, Villajoyosa, na Espanha, Houston, nos Estados Unidos. A Booking.com ainda apontou nove tendências que devem fazer ainda mais sucesso com turistas no próximo ano: turismo noturno, passaporte para a imortalidade, retiros de bem-estar só para homens, itinerários alternativos, gasto da herança dos filhos, aventuras para todas as idades, neuroinclusividade, Viagem vintage, Fuga dos portões.