O deputado federal Mersinho Lucena, do Progressistas, em declarações à rádio Arapuan, de João Pessoa, desmentiu que esteja se articulando para ser lançado candidato a uma das vagas ao Senado nas eleições de 2026 e garantiu que o seu projeto, mesmo, é o de concorrer á reeleição à Câmara, onde exerce seu primeiro mandato. Ele deixou claro que defende a unidade do esquema de forças liderado pelo governador João Azevêdo (PSB) para as eleições de 2026 e que aglutina outros partidos como o Republicanos e o PSD. Disse que a senadora Daniella Ribeiro (PSD) tem todas as credenciais para figurar como candidata à reeleição no próximo pleito, mas que as decisões referentes à chapa majoritária terão que ser construídas em ambiente de consenso e com concessões de todos os que integram o esquema oficial.
Para Mersinho Lucena, o governador João Azevêdo reúne condições para candidatar-se à outra vaga de senador, em virtude da liderança política que adquiriu no Estado, comprovada com a sua reeleição em segundo turno no pleito de 2022 e, também, pelo reconhecimento do trabalho administrativo executado, com a situação de equilíbrio fiscal da Paraíba e o empenho do chefe do Executivo junto aos escalões federais para destravar projetos estruturantes de interesse da população. “A liderança do governador é incontestável dentro do seu agrupamento político, inclusive, pela prática do diálogo que ele promove constantemente, buscando valorizar os aliados e compor os interesses dos diferentes partidos que estão na base”, acentuou Mersinho Lucena. A parceria harmoniosa mantida entre o governo do Estado e a prefeitura de João Pessoa, conduzida pelo seu pai, Cícero Lucena (PP), conforme ele, é um exemplo do estilo “republicano” de administrar de João Azevêdo, que tem repercutido na população.
Em relação às especulações de que o prefeito reeleito Cícero Lucena pretende concorrer ao governo do Estado em 2026, Mersinho ressaltou que é um nome que deve ser levado em consideração, sobretudo, depois da recondução à prefeitura obtida em segundo turno nas eleições de 2024 no confronto com o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Mas lembrou que o próprio Cícero continua focado nas ações administrativas em João Pessoa, até por causa do volume de ações que estão previstas, e que no momento oportuno sentará com o governador João Azevêdo e com líderes de outros partidos para tratar das definições em torno de 2026. “Uma coisa é certa: temos todas as condições de manter a hegemonia do esquema político que vem sendo consagrado pela população nas últimas eleições na Paraíba”, finalizou Mersinho Lucena.