Na última quarta-feira (27/11), a desembargadora Nise Pedroso, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), entregou a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira – 2024 ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho. A cerimônia contou com a presença do desembargador Virgínio Henriques de Sá e Benevides.
Durante o evento, o ministro, que atualmente ocupa a vice-presidência do TCU, convidou os desembargadores do TRT-6 para sua posse como presidente do órgão, agendada para o dia 11 de dezembro. A entrega da medalha foi realizada nesta data porque o ministro não pôde comparecer à cerimônia oficial, realizada em 28 de maio no Teatro Santa Isabel, no Recife.
A comenda, na categoria Mérito Judiciário, é destinada a personalidades nacionais e estrangeiras que se destacam em suas áreas de atuação ou que tenham prestado relevantes serviços à Justiça do Trabalho. Criada em 1988 pelo então presidente do TRT-6, desembargador José Guedes Corrêa Gondim Filho, a honraria foi instituída em celebração aos 100 anos da abolição da escravatura no Brasil.
O nome da medalha homenageia João Alfredo Corrêa de Oliveira, pernambucano e conselheiro de Estado no período do Brasil Império, que assinou, ao lado da princesa Isabel, a Lei Áurea.
Em seus 36 anos de existência, a medalha já foi entregue a personalidades de destaque, como o escritor Ariano Suassuna, o compositor Capiba, o arcebispo Dom Helder Câmara e o artista plástico Francisco Brennand. Este ano, além de 33 homenageados individuais, também foram agraciadas cinco instituições de diversas áreas.