O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba marcou para o dia 16 próximo, no Centro Cultural Ariano Suassuna, localizado no Tribunal de Contas do Estado, a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos na disputa de 2024 em João Pessoa, sendo prefeito Cícero Lucena (PP) e vice Leo Bezerra (PSB), que foram reconduzidos, 29 vereadores e vereadoras e 42 suplentes. A cerimônia será conduzida pela juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho, da Junta Eleitoral de João Pessoa. O TRE lembra que a diplomação é um ato previsto na legislação que marca o encerramento do processo eleitoral.
Pelo calendário eleitoral, a diplomação deve ocorrer até o dia 19 de dezembro. O juízo eleitoral de cada município é responsável por definir a data e o formato da entrega dos diplomas. Informa, ainda, o Tribunal: “A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi eleito (a) pelo povo e está apto (a) a tomar posse no cargo”. Os diplomas são assinados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral ou da junta eleitoral, conforme o caso.
A reinvestidura de Cícero Lucena no cargo de prefeito da Capital paraibana corresponderá ao exercício do quarto mandato como chefe do executivo municipal. Ele foi eleito, pela primeira vez, em 1996, sendo reeleito em 2000 e permanecendo até o fim do período. Em 2020, voltou a concorrer à prefeitura, saindo vitorioso. Este ano, foi vencedor em segundo turno, enfrentando o médico Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde, que concorreu pelo PL. No primeiro turno, Cícero teve ainda como adversários o deputado federal Ruy Carneiro, do Podemos, e o deputado estadual Luciano Cartaxo, do Partido dos Trabalhadores.