O Tribunal de Contas da União (TCU) elege nesta quarta-feira, 4, seu novo presidente para o ano de 2025. A eleição acontece antes da sessão plenária e também será escolhido o novo vice-presidente da Corte de Contas. Normalmente o presidente que assume o TCU é o atual vice-presidente – nesse caso, deverá ser confirmado o nome do ministro paraibano Vital do Rêgo, que é irmão do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), primeiro vice-presidente do Senado Federal. Os mandatos são de um ano, com uma possível recondução por mais um ano. O padrão é que o presidente seja reconduzido.
O “Poder360” informa que, nessa configuração, “a verdadeira apreensão é com quem deve ser escolhido como vice de Vital do Rêgo e que possivelmente assumirá a Corte em-2027”. O portal apurou que o ministro Jorge Oliveira é um dos favoritos para assumir a vaga de Vital do Rêgo, que deve tomar posse como presidente da Corte em janeiro de 2025. A eleição para presidente do TCU é feita pelos nove ministros da Corte de Contas, com um quórum mínimo de 5 ministros e o voto é secreto. A sessão desta quarta-feira será a última do ano em que os ministros vão deliberar sobre processos na Corte e também será a última sessão presidida pelo ministro Bruno Dantas.
Dantas assumiu a presidência do TCU de forma interina em julho de 2022 depois da aposentadoria compulsória da ex-ministra Ana Arraes. Devido à aposentadoria da ex-ministra, Dantas ficou um tempo maior à frente da Corte de Contas. Posteriormente, o ministro ainda foi eleito presidente para o exercício de 2023 e depois para 2024.