O governador João Azevêdo prestigiou, na noite de ontem, no Centro de Convenções de João Pessoa, a abertura do Sétimo Congresso do Ministério Público da Região Nordeste, com o objetivo de discutir os desafios atuais do país, dentre eles o uso de novas tecnologias, combate à criminalidade e desenvolvimento regional sustentável. “No nosso Estado, vivemos um novo momento nas relações institucionais, zelando pela harmonia entre os Poderes, pelo diálogo, respeitando a independência das instituições, mas sempre com a compreensão clara que temos em comum um objetivo maior: garantir direitos e assegurar a dignidade dos cidadãos”, frisou.
O governador também destacou que o certame representa um importante espaço para debater inovação, proteção ambiental e justiça social. “Tenho certeza que este congresso será um espaço produtivo para o diálogo, a troca de experiências e a construção de soluções conjuntas para enfrentar os desafios do nosso tempo e construir um Nordeste mais forte e inclusivo”, acrescentou.
A estimativa da organização é de que mais de 600 participantes que integram o Ministério Público e a Justiça brasileira participem do evento, que foi aberto com palestra inaugural “Desafios Atuais do Ministério Público”, ministrada por Emerson Garcia, do Ministério Público do Rio de Janeiro, e se estende até amanhã. O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Tarcísio Bonfim, agradeceu o apoio do governo da Paraíba para a realização do evento e também afirmou que o congresso é um momento de fortalecimento de laços e de discussão de soluções para a construção de uma sociedade mais igualitária. “Após oito anos, retomamos essa caminhada e celebramos missões institucionais e valores que nos unem. Vamos discutir a causa do bem comum, consolidar o papel do Ministério Público na defesa da sociedade e de um país mais justo, cientes de que temos grandes desafios pela frente”, pontuou.
O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio, também enalteceu o diálogo da gestão estadual com os demais Poderes e com o Ministério Público. Em sua fala ele celebrou a realização do evento na Paraíba e a oportunidade de troca de experiências e de aprendizado. “Neste congresso iremos aprimorar conhecimento, defender os direitos da sociedade, discutir ideias, aprender com palestras reconhecidos porque o saber aperfeiçoa os profissionais e nos ajuda a construir caminhos seguros e urgentes para a nossa e futuras gerações”, disse.