O governador João Azevêdo participou, na noite de ontem, em João Pessoa, da abertura da Décima Nona Edição do Fest Aruanda do Audiovisual Internacional da Paraíba (Fest Aruanda) e, na oportunidade, destacou os investimentos do governo para fomentar a produção audiovisual no Estado. O chefe do Executivo ressaltou a consolidação do evento e reforçou o compromisso do poder público de fortalecer as políticas de incentivo cultural.
– O Fest Aruanda faz parte do calendário cultural da Paraíba e a cada ano se renova, possibilitando que não só o trabalho dos paraibanos, mas o trabalho nacional, seja exibido. E o Governo da Paraíba mais uma vez se faz presente no Festival e no fomento à produção audiovisual paraibana, que vai desde a Lei Paulo Gustavo ao investimento de R$ 1,2 milhão em 20 editais de cinema no Aruanda Play, um streaming que qualquer cidadão pode acessar, representando uma ferramenta poderosa para difundirmos a nossa arte – elencou.
O diretor-executivo do Fest Aruanda, professor e cineasta Lúcio Vilar, agradeceu a colaboração do Governo da Paraíba para fazer do Festival um grande sucesso. “O Fest Aruanda tem um apoio muito importante do Estado, o que nos fortalece a cada ano, mostrando o papel social das empresas e dos órgãos públicos. O resultado disso é o Festival que começa agora e eu espero que atraia um grande público”, comentou. A gestão estadual apoia o Fest Aruanda por meio da PB Gás e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), da Empresa Paraibana de Comunicação, além da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior.
O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, afirmou que o Fest Aruanda coloca a Paraíba no circuito dos grandes festivais de cinema do país e, por isso, conta com o reconhecimento e parceria da gestão estadual. “Esse ano, estamos dando um apoio duplo ao Festival por meio da Lei Paulo Gustavo, que financia parte do Fest Aruanda, como também do apoio direto da Secretaria da Cultura, por meio da plataforma Aruanda Play, que proporciona a todos a possibilidade de assistir a nossa produção local”, comentou.