O governador João Azevêdo abriu oficialmente, no início da noite desta sexta-feira (6), em João Pessoa, a Feira Paraibana da Agricultura Familiar (Fepaf), que será realizada até este domingo (8) na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rêgo. A Fepaf é uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), em parceria com o Consórcio Nordeste e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), reunindo mais de 200 empreendimentos da agricultura familiar, com 340 expositores e um público visitante estimado em 30 mil pessoas. Na ocasião, o gestor paraibano assinou o Plano Garantia Safra 2024 que vai beneficiar 180 municípios e prevê renda mínima aos agricultores familiares que sofreram perda da safra devido àestiagem.
Durante o evento, também serão realizados cursos, palestras e oficinas sobre temáticas importantes, como o acesso à terra, produção de alimentos saudáveis, agroecologia e acesso ao crédito, fazendo da feira um espaço estratégico no fortalecimento da identidade cultural do povo paraibano.
Na solenidade de abertura da Fepaf, o chefe do Executivo estadual ressaltou os investimentos feitos na agricultura familiar. “São mais de 130 mil famílias na Paraíba que vivem da agricultura familiar. Na história deste Estado, nunca se investiu tanto na agricultura familiar como hoje se investe, com tantos recursos disponíveis. Com o Cooperar e o Procase, estamos investindo nesse segmento mais de R$ 1,2 bilhão, porque acreditamos na agricultura familiar”, afirmou.
“Quando eu chego em cada distrito, em cada área de produção, em cada arranjo produtivo, fico convencido de que fazer investimentos na agricultura familiar é fundamental, é necessário, é redentor para quem trabalha na agricultura familiar e extremamente importante para a economia do Estado”, acrescentou João Azevêdo, evidenciando o poder de consumo das famílias rurais, resultado das políticas públicas em prol do segmento.
O secretário de Estado da Seafds, Frei Anastácio, ressaltou que a realização da Fepaf é a oportunidade de a população paraibana conhecer a importância da agricultura familiar. “Esse evento é uma vitrine de como a agricultura familiar vem sendo tratada, levada a sério pela gestão do governador João Azevêdo. Mas também é uma grande oportunidade de a população da Paraíba conhecer a importância da agricultura familiar agroecológica — aqui não entra veneno”, disse, lembrando que a feira integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar.
O secretário-executivo da Seafds, Bivar Duda, também destacou a importância da Fepaf no fortalecimento da agricultura familiar. “Aqui estão os produtos da agricultura familiar, nessa feira criada pela Paraíba, pensada pelo nosso Governo. Nós estamos vivendo o melhor momento da agricultura familiar, porque em cada município tem uma política voltada para esse segmento”, comentou.
A superintendente do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, Jeane Martins, representante o ministro do MDA, Paulo Teixeira, destacou: “Para nós, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, é uma satisfação estar aqui, nessa feira paraibana, muito exitosa, que visa agregar todos os agricultores neste mesmo ambiente, neste ambiente de feira, de solidariedade. A agricultura familiar vem sendo muito bem assistida — e neste momento eu falo enquanto Superintendência Federal, que é o braço do MDA aqui no Estado”, disse, destacando parcerias com o Governo da Paraíba, como o Plano Garantia Safra.
Márcia Dornelles, da Rede Nacional de Colegiados Territoriais, agradeceu ao governador João Azevêdo os investimentos do Governo na agricultura familiar. “Nós, dos Territórios Rurais aqui da Paraíba, queremos fazer um agradecimento ao senhor, governador João Azevêdo, por ter olhado para os territórios rurais em um momento no qual as políticas públicas para a agricultura familiar deixaram de existir. Tanto é que, neste primeiro momento, conseguimos revalidar 15 territórios rurais existentes na Paraíba. Tudo isso graças a um Governo que olha e centraliza nas suas ações as pessoas”, externou.
A agricultora familiar Geralda Oliveira, do assentamento Acauã, em Aparecida, Sertão paraibano, elogiou a estrutura da feira e destacou a importância do evento na divulgação e na comercialização do que produz. “Estamos achando a feira maravilhosa. Lá, no Assentamento Acauã, são 13 famílias que vivem da agricultura familiar: a gente produz doce, biscoitos, cocada e frutas, como limão e seriguela, que já acabou”, comentou.