Com o apoio do governador da Paraíba, João Azevêdo, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) foi escolhido, ontem, como novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), substituindo a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, também do PT, que presidiu o órgão neste ano de 2024. João Azevêdo participou de forma virtual da reunião do Consórcio e informou que a definição pelo nome de Fonteles foi por consenso. O chefe do Executivo paraibano já presidiu o Consórcio, no sistema de rodízio previsto pelo estatuto.
Azevêdo parabenizou a governadora Fátima Bezerra pela condução ao longo de 2024 e desejou sucesso a Rafael Fonteles. “A governadora Fátima fez um grande trabalho este ano pelo Nordeste, que tem um papel fundamental para o desenvolvimento econômico do país, e o Consórcio Nordeste tem uma missão extremamente importante de fazer com que a nossa unidade seja mostrada ao Brasil. Eu também tenho certeza de que Rafael fará uma grande gestão, porque competência e experiência não lhe faltam”, frisou.
A governadora do Rio Grande do Norte fez um balanço positivo das ações ao longo do ano. “Chegamos ao final de mais um ciclo com imensa gratidão em um período marcado por desafios e conquistas em prol do povo da nossa região. Agradeço aos governadores e governadoras pela confiança. O Consórcio Nordeste é uma bela experiência de governança, cooperação, integração e sinergia. Tivemos avanços importantes na parceria com o presidente Lula, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em áreas como habitação, infraestrutura rodoviária e hídrica e agricultura familiar. Além disso, realizamos agendas internacionais, instituímos o Comitê de Enfrentamento das Mudanças Climáticas para a preservação da caatinga, graças à força do trabalho coletivo”, disse.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, agradeceu a confiança dos demais governadores e reforçou o compromisso de manter o fortalecimento do Consórcio Nordeste. “Vamos seguir trabalhando em defesa dos interesses da nossa região e é importante estarmos unidos porque os nossos interesses e desafios são muito semelhantes, temos harmonia política. Trago a experiência do Consefaz e vou me dedicar ao Consórcio Nordeste para que a nossa voz seja a da região”, comentou. Participaram também da reunião os governadores Jerônimo Rodrigues, da Bahia, e Elmano de Freitas, do Ceará, além da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause. O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou de forma remota.