Ao lembrar que em 2024 a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) celebrou 29 anos de atuação, o presidente da entidade, George Coelho, disse que está consolidado o reconhecimento nacional ao organismo pela defesa dos municípios e da população paraibana, assinalando conquistas valiosas e históricas. Neste ano, a Famup empossou a nova diretoria para o triênio 2024-2026, promoveu treinamentos e capacitações para gestores e servidores públicos municipais, orientou sobre temas cruciais e deu as boas-vindas aos prefeitos eleitos em outubro no Encontro dos Novos Gestores – 2025/2028.
Graças à atuação da Famup, elencou o dirigente, os municípios receberam em 2024 o adicional de setembro do Fundo de Participação dos Municípios. Reconhecida por liderar ações contra quedas nos repasses federais, a entidade mobilizou prefeitos e prefeitas para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 66/2023, conhecida como PEC da Sustentabilidade Fiscal na Câmara dos Deputados. “Enfrentamos muitos desafios para garantir que as administrações municipais tenham condições financeiras de oferecer serviços de qualidade à população. Fizemos muito este ano, mas as lutas continuam. Encerramos 2024 com a certeza de que contribuiremos ainda mais em 2025 apoiando os prefeitos reeleitos e as novas gestões”, afirmou George Coelho.
Em 2024, a Famup realizou o I Congresso Paraibano de Municípios e a Feira de Oportunidades e Negócios, além da Caravana Federativa. Os eventos contaram com mais de 3.500 inscritos e foram realizados em João Pessoa nos dias 4 e 5 de abril. “O sucesso do Confep e da Caravana Federativa foi fruto de parcerias com empresas e instituições. Agradecemos a cada uma delas pelo papel essencial desde o planejamento até a execução. Encerramos o Confep 2024 com a expectativa de realizar um evento ainda maior em 2025”, destacou George Coelho. A entidade também promoveu um seminário sobre normas eleitorais e desafios políticos e um evento sobre a reforma tributária. “Essas iniciativas ajudaram os gestores municipais a se prepararem para o encerramento da legislatura 2021-2024 e os desafios do próximo mandato”, frisou o presidente da Famup.