O governo do Estado e o Sebrae-PB promoveram, ontem, o lançamento da 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que homenageia os artesãos que trabalham com as técnicas em papel, com o tema “Qual o seu papel?”. Na ocasião, foram apresentadas à imprensa as novidades do evento, que será realizado a partir de amanhã, 10, até o dia 2 de fevereiro, numa megaestrutura na orla marítima de João Pessoa, no estacionamento do Hotel Tambaú. Atrações culturais e da gastronomia paraibana também serão destaques no evento.
Entre as novidades desta edição, a criação do Prêmio de Excelência Artesanal, proposto pelo Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato Competitivo (Labin) que selecionará dez peças artesanais, entre todas as tipologias, com o selo de Excelência Artesanal tendo como principais requisitos acabamento e sustentabilidade, além da megaestrutura histórica, que tem mais de 6 mil metros quadrados de área.
No lançamento, a primeira-dama do Estado e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano, Ana Maria Lins, destacou a oportunidade de geração de renda para mais de 500 famílias que o Salão de Artesanato representa. Disse que o evento é mais um instrumento de transformação social e econômica e que os representantes das famílias terão a oportunidade de comercializar seus produtos e fechar grandes encomendas.
Ainda segundo a primeira-dama, a oportunidade de geração de renda se torna ainda mais concreta devido ao bom momento vivido pela Paraíba. Ela destacou que a Paraíba é a “bola da vez” no turismo e que o destino Paraíba está entre os mais buscados no Brasil e no mundo. “Isto é resultado de trabalho e de planejamento de uma gestão que tem compromisso com o presente e com o futuro”, acrescentou Ana Maria Lins. A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico Rosália Lucas também evidenciou a importância de um evento como o Salão do Artesanato Paraibano na geração de renda.
O diretor-técnico do Sebrae, Lucélio Cartaxo, expressou alegria por mais uma parceria com o governo do Estado na realização do Salão do Artesanato. “É uma parceria muito forte do Sebrae com o governo do Estado e neste ano temos o desafio de superar o resultado do ano passado. O evento já está consolidado, é importante para o empreendedorismo e vem chamando a atenção do país”. Durante o Salão, haverá uma visita técnica do Sebrae nacional e de representantes do Sebrae de outros Estados, que vêm conhecer o sucesso do artesanato paraibano, segundo informou Lucélio Cartaxo.