Durante a solenidade de posse, ontem, do novo superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da UFPB, médico Alexandre Medeiros, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) recebeu agradecimentos de autoridades pela iniciativa de apresentar o Projeto de Lei Complementar 72/2024, que inclui, no cálculo de gasto mínimo constitucional em saúde, despesas de custeio e investimento em Hospitais Universitários Federais do país. Na prática, a iniciativa garantiu uma ampliação significativa nos recursos destinados a esses estabelecimentos.
O ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, destacou a iniciativa de Veneziano como fundamental para o aprimoramento da atuação dos hospitais universitários no Brasil. Segundo ele, o projeto foi fundamental para equacionar um problema gravíssimo de financiamento dos HUs federais. “E agora nós podemos compartilhar os recursos do SUS, nós podemos executar as obras do PAC. Com esse projeto, a perspectiva de gestão passou a ser completamente diferente, como, por exemplo, nós podemos qualificar os nossos contratos”.
A reitora da Universidade Federal da Paraíba, Terezinha Domiciano, afirmou que a iniciativa de Veneziano garantirá não apenas ao HULW mas a todos os HUs do Brasil, ampliação nas possibilidades de destinação de recursos através de emendas parlamentares. Ao todo, 45 Hospitais Universitários são beneficiados.