Kubitschek Pinheiro
O UNIESP Centro Universitário abriu as inscrições para nova turma da pós-graduação em Doenças Raras. A especialização, primeira do país, ainda é a única da área em todo o Brasil. A pós-graduação em Doenças Raras tem duração de oito meses e as aulas acontecem às sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 08h às 18h, em encontros quinzenais. As aulas estão previstas para começarem em março.
As inscrições são realizadas no link https://uniespinscricao.crmeducacional.com/login/7. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail posgraduacao@iesp.edu.br ou pelos números 2106-3846 /(83) 98862-1700.
Segundo a coordenadora Jeane Freire, o UNIESP continua sendo o Centro Universitário que oferta essa Pós graduação a título de Especialização em Doenças Raras, na região e possivelmente ainda no País. “No ano de 2014, o Ministério da Saúde (MS) publicou a Portaria nº 199, que instituiu a Política de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras no SUS”, afirma
Objetivos desta portaria – Garantir às pessoas com doenças raras acesso aos meios diagnósticos e terapêuticos disponíveis, conforme a necessidade. E qualificar a atenção às pessoas com doenças raras.
Público alvo
O público-alvo para a especialização em Doenças Raras é composto por profissionais da saúde que desejam aprofundar seus conhecimentos no diagnóstico, tratamento e manejo dessas condições complexas, como exemplos podemos citar medicina, fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Psicologia, terapia ocupacional, assistente social, dentre outros.
Os módulos do curso incluem a parte prática no Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras de João Pessoa, que de acordo com Jeane Freire, o Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras, é uma grande conquista para o nosso município, onde a Prefeitura Municipal dá o suporte para o cumprimento das estratégias dispostas na Política nacional de atenção integral a Pessoas com doenças Raras. “Também temos informações sobre a futura construção do Hospital específico para esse público raro, além do grande crescimento das especialidades clinicas que fazem o atendimento em rede privada. Além da Associação Paraibana de Doenças Raras – ASPADOR. Encaminhamos nossos alunos para estágios nessas instituições, proporcionando vivências enriquecedoras que agregam conhecimento e valor à sua formação”, revela Jeane Freire.
A primeira turma dessa pós teve início em junho de 2022. “Agora estamos dando início a terceira turma no próximo dia 15 de março. E desejamos seguir com turmas enquanto houver profissionais para qualificar nesta área. O perfil dos alunos está refletido nos mais variados profissionais, graduados em cursos da área de saúde e áreas afins. A Especialização em doenças raras é multidisciplinar, visto ser necessário capacitar profissionais em várias áreas para o atendimento aos pacientes e familiares”.
O Dia Mundial das Doenças Raras
Aproveitamos para chamar atenção para esta sexta-feira (28) de fevereiro como um dia importante. O Dia Mundial das Doenças Raras é celebrado anualmente no último dia de fevereiro, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as doenças raras e suas dificuldades, tanto para os pacientes quanto para seus familiares.
“Esse curso leva o aluno para apropriação e disseminação de conhecimentos numa área muito significativa para população que que trabalha com pacientes acometidos por adoecimentos categorizados como “Raros” justamente por que são casos que acontecem em poucas pessoas diante do universo da população do mundo, esses pacientes e familiares necessitam de atendimento e acolhimento”, lembra Jeane Freire
Outra assertiva, segundo Jeane Freire. “é focar também na importância para os profissionais da área da saúde que necessitam de conhecimento para a conseguir compreender os casos raros, para que possam orientar e encaminhar de forma adequada seus atendimentos”